Oficina teórico-prática de cinema em São José do Egito tem inscrições abertas até 21/06

por Carlos Britto // 15 de junho de 2024 às 21:31

Foto montagem: divulgação

Pessoas a partir de 16 anos de idade interessadas em audiovisual e cinema no município de São José do Egito (PE), no Sertão do Pajeú, podem participar da oficina “Outros Sertões e o Minuto” e mergulhar no universo do refletir e fazer cinema, com aulas teóricas e práticas que terão como produto final vídeos de um minuto. As inscrições gratuitas seguem abertas até 21 de junho pelo link.

Ainda é possível se inscrever pessoalmente na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de São José do Egito (Rua João Pessoa, Centro de Cultura Professor Bernardo Jucá), de segunda a sexta, das 8h às 11h). Haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas aulas. O espaço é acessível para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Os 20 participantes terão aulas às tardes no Instituto Lorival Batista do dia 1º de julho (segunda) a 6 de julho (sábado), com exibição pública dos filmes produzidos na oficina no dia 11 de julho, na programação do 5º Festival Zeto, no sítio Santa Helena. Uilma Queiroz, Mila Nascimento e Alexandre Nascimento serão os facilitadores que auxiliarão os participantes nas aulas e na criação dos vídeos minutos. A proponência do projeto é de Mila Nascimento e a produção da Cabocla Produções.

Outros Sertões

O título da oficina é uma provocação para a construção de imagens dos Sertões contemporâneos que vai além da seca, pobreza e miséria. A ideia é proporcionar um diálogo sobre como as representações e sentidos engessados pelo cinema foram forjadas ao longo do tempo. A partir desta reflexão os estudantes vão recriar imagens/sertão através de suas visões locais e de dentro.

As aulas foram divididas em teoria e prática: com Uilma Queiroz, os participantes debaterão a abordagem sobre os sertões no audiovisual nacional, seguida da introdução à imagem, fotografia, cinema e audiovisual com Mila Nascimento. Depois, terão acesso à introdução ao som e técnicas de captação com Alexandre Nascimento. Por fim os alunos irão escrever seus roteiros, captar e criar filmes de, no mínimo, um minuto.

Depois de São José do Egito, a oficina visitará as cidades de Carnaíba, Afogados da Ingazeira e Alcobaça (Vale do Catimbau, entre Arcoverde e Buíque). Já as produções dos alunos ficarão disponíveis no Instagram do projeto. A Oficina “Outros Sertões e o Minuto” foi contemplada nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura/Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários