Oficinas de Artes Visuais com foco em religiões de matrizes africanas acontecerá em Juazeiro

por Carlos Britto // 08 de julho de 2024 às 21:35

Fotoarte: divulgação

Estão abertas as inscrições para a oficina “É Preciso a Imagem para Recuperar a Identidade”, cujo objetivo é realizar trocas e fortalecer discussões entre os povos de terreiro de Juazeiro (BA). As aulas, ministradas pelas professoras Yasmin Nogueira (UFS) e Luísa Magaly (EBA-UFBA), serão no Centro de Cultura João Gilberto, nos dias 19 e 20 de julho.

A partir da frase da historiadora sergipana Beatriz nascimento que nomeia a oficina, nós iremos propor a produção de retratos dos participantes a fim de abrirmos discussões acerca das formações das identidades dos povos de terreiros e de suas vivências sociais e culturais“, explica Luísa Magaly.

São 20 vagas disponíveis, divididas em duas turmas. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (12), pelo formulário online.  Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail do projeto:  trespedrasdentrodessaaldeia@gmail.com.

Projeto integrado

A atividade formativa integra as ações do “Três Pedras Dentro Dessa Aldeia”, um projeto de exposição e produção de catálogo virtual da artista visual Luísa Magaly, com curadoria de Eriel Araújo e Mãe Isabel de Oxum. Serão expostos trabalhos realizados em três anos de pesquisa da artista com experiências vividas no Terreiro de Umbanda Caboclo Sultão das Matas, em Juazeiro (BA). A abertura está marcada para 22 de julho de 2024, 18h, no Centro de Cultura João Gilberto.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo/Bahia (PGBA) e tem apoio financeiro do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A PGBA foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando a cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Também há o apoio da Universidade Federal da Bahia, através da PROEXT e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Sergipe, através do Departamento de Artes Visuais e Design, e do Centro de Cultura João Gilberto. (Texto: Adriano Alves/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários