Oficinas de capacitação em escolas abrem extraoficialmente 8º “Aldeia do Velho Chico”

por Carlos Britto // 19 de julho de 2012 às 22:08

Oficinais de capacitação para professores e instrutores de arte realizadas em algumas escolas de Petrolina marcaram a abertura extraoficial, nesta quinta-feira (19), da 8ª edição do Festival de Artes do Velho Chico , o “Aldeia do Velho Chico”. De 03 a 08 de agosto, o evento idealizado pelo Sesc Petrolina brindará o público sanfranciscano com uma programação que inclui teatro, dança, cinema, fotografia, artes visuais, música, literatura, artesanato e culinária.

A 8ª edição do Aldeia acontecerá simultaneamente em Petrolina e Juazeiro e é um desdobramento do projeto nacional “Palco Giratório”. O objetivo é promover o intercâmbio artístico e qualificar a produção local, fomentando o gosto pelas mais variadas linguagens da arte. Além do próprio Sesc Petrolina, os polos do evento estão espalhados em vários pontos da cidade: a Catedral, o Museu do Sertão, o Bambuzinho, a Praça Dom Malan, a Porta do Rio, a Orla e a Ilha do Massangano, além de dez bairros. Juazeiro, do outro lado da ponte, recebe ainda parte da programação no Centro Cultural João Gilberto. O Aldeia mobiliza, em média, 1.000 artistas por edição, promovendo mais de 100 atrações locais e nacionais e movimentando um público de 70 mil pessoas durante os 16 dias de programação.

Segundo o coordenador do Festival Aldeia do Velho Chico, Jailson Lima, as novidades desta edição são a ampliação da oferta de ações nas linguagens de artes visuais e literatura. “Este ano, estamos com uma programação mais forte de artes visuais e literatura, com exposições, mostras, performances, recitais, contação de histórias, lançamento de livros e conversas literárias”, diz Jailson. “Entre os convidados estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgílio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga”, acrescenta.

Virarte

Pela primeira vez, estamos realizando a Mostra Itinerante de Artes por dez bairros do município que recebem oficinas artísticas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. O festival também vai chegar a essas comunidades com apresentações artísticas, beneficiando os alunos e suas famílias”, conta Jailson. Na próxima quinta (26), será a vez dos alunos participarem de oficinas de Teatro de Rua, Cerâmica, Stencil, Dança Contemporânea, Dança Popular, Percussão, Teatro, Vídeo e Literatura de Cordel.

O Virarte encerra a oitava edição do Aldeia do Velho Chico com 12 horas de atividades ininterruptas nos diversos espaços do Sesc Petrolina, das 16h do dia 18 de agosto até as 4 da madrugada do dia 19. Na programação estão espetáculos de teatro e dança, performances de artes visuais, cinema e apresentações musicais de Alessandra Leão e Grupo Samba Gafanhoto, além de um café da manhã musical, com Taline Clara. (fonte/foto: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários