A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da vacina LC16m8 para combater a mpox, tornando-se o primeiro imunizante autorizado para crianças menores de 1 ano que vivem em regiões afetadas pela doença. A Mpox foi declarada emergência global em agosto, com casos reportados em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas.
Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a decisão é crucial para proteger as populações vulneráveis, especialmente as crianças. Dados recentes mostram que metade dos casos suspeitos na República Democrática do Congo, país mais atingido, ocorreram em menos de 12 anos, com mais de 40 mil casos e 1,2 mil mortes registradas em 2024.
A OMS também destacou focos preocupantes no Burundi e em Uganda e convocou uma reunião do comitê de emergência para esta sexta-feira (22) para reavaliar o cenário global da doença. A vacina LC16m8 se junta a outras estratégias de controle e prevenção, reforçando os esforços internacionais para conter o avanço da Mpox e proteger as populações em risco. (Fonte: Infomoney)