A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira (7) o primeiro caso conhecido de morte humana causada pela gripe aviária H5N2. A vítima, um homem de 59 anos residente no México, faleceu em abril após apresentar sintomas graves da doença.
A confirmação da OMS ocorreu após a detecção de um surto de gripe aviária H5N2 em aves de criação no estado de Michoacán, no México. O paciente, que não tinha histórico de exposição à criação de aves, apresentou febre, problemas respiratórios, diarreia e náuseas antes de seu falecimento.
Autoridades mexicanas e a OMS estão investigando a origem da infecção, enquanto especialistas destacam que é prematuro determinar o risco de uma epidemia. Não foram detectados mais casos em humanos até o momento, e o risco para a população é considerado baixo.
A Secretaria de Saúde do México assegura que não há risco de contágio para a população e está implementando medidas de vigilância nas áreas afetadas. Enquanto isso, a OMS continua a trabalhar na preparação para possíveis pandemias, garantindo acesso a futuras vacinas contra a gripe aviária. (Com informações da Folha/PE).
Meu Deus! Mais uma doença para a calamidade humana. Ave é um alimento nosso de todo dia.
A Ave é um sustentador da humanidade com o ovo e a carne. Se se transformar num perigo, estamos todos ferrados.
Somos predadores e vítimas de predadores. Matamos para nos alimentar e somos dizimados por viventes que nos consomem.