Operação ‘Caixa Preta’ leva à prisão acusados de sonegação fiscal

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2009 às 21:12

20090930103131Onze pessoas, sendo nove homens e duas mulheres, entre elas quatro empresários, cinco técnicos em informática e dois servidores da Secretaria da Fazenda, foram presas hoje durante a Operação Caixa Preta, realizada nos municípios de Recife, Escada, Palmares, Catende, Caruaru, Toritama, Pesqueira e Petrolina, para combater a sonegação fiscal. De acordo com o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais, os presos são suspeitos de praticar uma fraude milionária contra os cofres públicos.

As investigações, iniciadas há três meses, apontam para empresas de vários segmentos como supermercados, lojas de tecidos, farmácias e restaurantes que utilizavam equipamentos emissores de cupom fiscal, conhecidos como ECF´s que tinham a memória adulterada. O diretor geral de Fiscalização de Mercadorias da Secretaria da Fazenda, Oscar Victor, acrescentou que os suspeitos começaram a ser monitorados depois que a Receita desconfiou de uma discrepância entre os valores apontados na declaração do Imposto de Renda e o arrecadado pelas empresas. Ele adianta que alguns estabelecimentos chegavam a sonegar 75% dos produtos comercializados.

Para não chamar a atenção para as operações irregulares, a fraude sofisticada permitia que no momento da venda fosse emitido para o consumidor um cupom falso semelhante ao verdadeiro, expedido pelo próprio ECF, autorizado pela Secretaria da Fazenda. Tudo acontecia graças a uma intervenção no hardware dos equipamentos homologados nacionalmente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Segundo a polícia, ainda não há informação do período de atuação dos fraudadores, que estão sendo encaminhados ainda hoje para o Cotel e para a Penitenciária Feminina. O balanço total da operação, que trabalha inicialmente no cumprimento de 11 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão, deve ser divulgado amanhã, quando a polícia acredita que outras pessoas, identificadas hoje, podem ter sido capturadas.

Até o momento, foi constatada a fraude em cinco modelos de ECF´s de três fabricantes diferentes. Cinquenta e sete contribuintes foram flagrados, localizados em 20 municípios de Pernambuco e distribuídos em sete segmentos econômicos. Todos os contribuintes eram ligados a duas empresas da área de tecnologia credenciadas à Secretaria da Fazenda.

A partir desta semana, os fabricantes estão sendo intimados para acompanhar o processo e apresentar soluções técnicas para evitar a prática criminosa. A ação, realizada em conjunto pelas secretarias de Defesa Social e Fazenda, conta com o apoio da Procuradoria do Estado e do Ministério Público Estadual.

Informações e foto: Pernambuco.com

Operação ‘Caixa Preta’ leva à prisão acusados de sonegação fiscal

  1. Pedro. disse:

    Parabenizo o Trabalho da Fiscalização, e faço uma pergunta.

    Para onde foi ou onde está o DEPUTADO SONEGADOR DO CASTELO?
    Vou dar uma pequena sugestão VAMOS FISCALIZAR OS DEPUTADOS, SENADORES ,E OS DEMAIS DO RAMO, com o exemplo dado por eles talvez mude o pensamento ou comportamento do POVO BRASILEIRO.

  2. Watergate disse:

    Nosso grande Mercadinho Economico foi nesse bolo.
    Se nao bastasse desligar os freezers de noite, vender comida estragada ou com data de validade remarcada, tambem tinha cupons fiscais adulterados!

  3. carmem disse:

    QUEM FOI DE PETROLINA?PQ Ñ DIVULGA??
    OS SUPERMERCADOS ECONOMICO ESTÃO FECHADOS,SÓ FOI ELES EM PETROLINA????

  4. Mistério disse:

    Quem foi preso em Petrolina?

  5. alice disse:

    Antes de qualquer comentario acusador as pessoas deveriam esperar os resultados das investigação,pois foram recolhidos materias que ainda não foram analizados por isso não existe prova contra ninguem.

  6. Patricio disse:

    Parabenizo o trabalho da fiscalização e faço uma pergunta?

    Por que não vão fiscalizar nossos depultados e Senadores e principalmente as Igrejas Evangelicas?
    Tanto imposto que pagamos para onde vai esse dinheiro?
    ACORDA JUSTIÇA BRASILEIRA OU VAO CONTINUAR COMENDO PIZA

  7. Ricardo Teixeira disse:

    Não é por que agora que donos de supermercados e comerciantes foram presos por sonegação fiscal que os senhores vão cobrar do estado fiscalização aos deputados e senadores.

    A fiscalização e a cobrança por um bom estado, um ótimo estado para o povo brasileiro deve ser feito DIARIAMENTE, a todo momento.

    Não é porque foram presos comerciantes que vão se voltar aos descasos do estado. Um mão não lava a outra nesse sentido. É preciso pagar os impostos SIM, e RECLAMAR MUITO, se não BRIGAR OU SE REVOLTAR para que o estado funcione.

    E claro pedir JUSTIÇA para que os políticos corruptos e ladrões vá para a cadeia. Exigir que SEJAM PUNIDOS.

    Infelizmente não são punidos ainda, a justiça brasileira através do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO protege, em vez de punir, os corruptos.

    É isso que precisamos combater.

  8. Laryssa disse:

    Até o momento só existem especulações e suspeitas, ninguém foi preso em Petrolina, è preciso sabermos driblar a ansiedade, esperar as informações se concretizarem oficialmente, e não sair detonando a imagem das pessoas, nesse caso do supermercado.

  9. Gilvan disse:

    Vamos lembrar que ninguem sonega imposto por que quer.
    Se sim porque são muito alto e cobrados injustamente.
    Duvida então coloque um comercio.
    Quem está criticando é porque não tem comercio.

  10. Edilson disse:

    Como diz o velho ditado, “Danosse a nêga do doce”. Agora, o que esses caras aproveitaram com a sonegação, vão ter que gastar com os advogados. Pergunto: Adiantou o quê? Definitivamente devo lembrar-lhes que O CRIME NÃO COMPENSA!

  11. solange maciel disse:

    Conheço o cidadão que infelismente está sendo pré julgado, um petrolinense que só contribuiu para o crescimento de Petrolina, empresário que sempre manteve seu comércio de portas abertas para nós consumidores e para um grande número de pessoas que dali tiram o seu dignissimo sustento. Não tenho a menor dúvida de que tudo será esclarecido com rigor de justiça, e o nosso supermercado predileto abrirá as portas com toda sua equipe de funcionários para receber seus clientes e fornecedores, com a mesma dignidade intacta em que sempre se manteve até hoje, pois essa não é uma história de dias e sim de anos ,tem base sólida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários