A Polícia Federal prendeu 40 pessoas em uma operação realizada em nove estados, na sexta-feira (5), contra fraude no seguro-desemprego. As prisões de alguns envolvidos foi realizada também em Petrolina, segundo o site de notícias G1. A quadrilha teria dado prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão ao mês aos cofres públicos.
O delegado Bernando Bond, responsável pela investigação e pela Operação Bismarck, disse que dez pessoas ainda estão foragidas. “Começamos as investigações após as denúncias de um servidor. O grupo falsificava documentos das vítimas e sacavam o dinheiro”, explicou. O crime era cometido antes que as pessoas que tinham direito ao benefício usassem o dinheiro.
Segundo o delegado, foram apreendidos vários equipamentos, mas nenhum deles foi analisado. Ele afirmou que entre os detidos está um funcionário da Caixa Econômica Federal em Porto Velho.
Além de Petrolina a prisão das 40 pessoas foi realizada nas cidades de Cuiabá, Cáceres (MT), Rondonópolis (MT), Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Natal, Mossoró (RN), Porto Velho e Fortaleza.
O delegado afirmou que as investigações sobre a fraude continuam até a prisão dos outros envolvidos que estão foragidos.