Em Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, a Polícia Civil (PC) e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE) deflagrou, ontem (4), a Operação ‘Carga Pesada’ para combater uma organização criminosa contra a ordem tributária.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, com a finalidade de apreender bens e valores de origem ilícita, bem como realizadas apenas diligências fiscais em mais três estabelecimentos comerciais, a fim de detectar possíveis indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Segundo a PC, os crimes eram cometidos por pessoas envolvidas com a prática de receptação e venda de mercadorias provenientes de roubo de cargas.
A Sefaz-PE identificou uma grande quantidade de mercadorias sem nota fiscal e fez interdição cautelar de seis estabelecimentos comerciais de estivas. Foram lavrados 11 autos de infração de natureza fiscal e tributária, por aproximadamente R$ 400 mil em mercadorias irregulares, gerando crédito tributário de R$ 108 mil em imposto e multas. A Sefaz-PE identificou também que os estabelecimentos fiscalizados utilizavam equipamentos para emissão de cupons sem valor fiscal, e se beneficiavam de notas fiscais emitidas por empresas fictícias. Essas irregularidades estão sendo apuradas para lavratura das autuações.
“A Delegacia Seccional de Arcoverde continuará intensificando as investigações de receptadores de cargas roubadas e sonegadores de tributos, a fim de realizar constantes operações, juntamente com a Diretoria de Operações Estratégicas da Sefaz-PE, intensificando sobremaneira a repressão de tais práticas“, frisou a PC.