Antecipando-se à possibilidade de chuvas intensas no chamado ‘período úmido’ em Petrolina, que começa a partir de novembro, a prefeitura aumentou o ritmo de limpeza de canais pluviais, drenos, galerias, caixas de drenagem e áreas de escoamento da cidade. Através da Operação ‘Drenagem’, ao longo do ano, todos esses pontos recebem manutenção a cada dois meses. No entanto, mesmo com os esforços da gestão, na medida em que a população suja novamente esses locais, o lixo volta a acumular.
A obstrução dos canais é um dos principais fatores para os alagamentos na cidade no período chuvoso. Por isso, as ações preventivas da prefeitura têm o objetivo de minimizar os transtornos à população residente nas áreas consideradas de risco, em caso de fortes chuvas.
Para Fred Machado, secretário de Infraestrutura e Mobilidade, é necessário unir forças com a comunidade. “A população precisa cooperar nesse processo preventivo de limpeza. Boa parte do lixo encontrado dentro dos canais poderia ser descartada na coleta regular e nos pontos de descarte espalhados pela cidade. A gestão do prefeito Simão Durando não tem medido esforços para minimizar os impactos das grandes chuvas, mas é fundamental que os moradores façam sua parte também“, pontua.
Olha o tanto de lixo dentro do canal,eita lugar que tem porcos.