A Operação Lei Seca (OLS) completou dois anos de atuação em Pernambuco. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciatva reduziu o número de óbitos por acidentes de trânsito no estado. Desde o lançamento pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2011, a OLS contribuiu com a redução de 21,1% na taxa de mortalidade por acidente de transporte terrestre quando comparado ao mesmo período de 2013 (janeiro a julho). As mortes relativas aos acidentes de moto tiveram uma diminuição de 16,6% na sua taxa. Em números absolutos, a redução foi de 1.218 vítimas fatais para 975 mortes em 2013.
Em relação ao ano de 2012, a redução da taxa foi de 9,1% para as vítimas de acidentes de transporte terrestre, sendo 15,6% desse percentual relativo apenas aos óbitos envolvendo motociclistas. No ano passado, o trânsito fez 1.065 vítimas (460 motociclistas), enquanto em 2013 foram 975 mortes (391 motocicletas). O Interior do Estado ficou responsável por 74,5%, o que equivale a 726 óbitos. A faixa etária com maior proporção de acidentes fatais está entre 20 e 39 anos de idade, sendo representado por mais de 80% do sexo masculino.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde – diminuir a mortalidade em 6,7% a cada ano – foi alcançada com êxito no estado. “Continuamos reduzindo as taxas e a tendência é estabilizar os números já que a população incorporou as mudanças trazidas pela Operação. As estatísticas revelam que menos condutores recusam ao teste do bafômetro e houve diminuição no número de crimes por embriaguez, o que muito se deve às mudanças da legislação que tornaram ainda mais rígidas as medidas administrativas, assim como a ampliação da possibilidade da prova“, assegura. (De Agência)
Já foi comprovada a eficácia desta campanha de fiscalização, mas aqui em Petrolina não vemos nada disso. Os políticos preferem criticar a ” indústria da multa” a incentivar a fiscalização rigorosa. Cadê a Operação Lei Seca em Petrolina?
Em Recife funciona mesmo, agora aqui em Petrolina a LEI é molhada.
Ainda bem que Petrolina não faz parte de Pernambuco no cumprimento da Lei Seca, pois se fizesse coitados daqueles que vão para as festas nos finais de semana que começa na quinta e termina no domingo. Fiscalização em Petrolina e na vizinha Juazeiro é uma negação. Acorda gente! Antes que mais e mais pessoas morrem por cauda da mistura “Bebida e Volante”.