A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou o balanço total da segunda fase da “Operação Petrolina Segura”, realizada no último final de semana.
A ação, idealizada pela Diretoria Integrada do Interior (DINTER II), com planejamento realizado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), teve como objetivo reforçar a segurança e combater práticas criminosas na cidade e contou com a participação de diversas entidades, incluindo o Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE), PMPE (5ºBPM e 2º BIEsp), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (4º GB e CAT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos órgãos municipais como a vigilância sanitária, ordem pública, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Guarda Civil Municipal (ROMU).
Em nota encaminhada a este Blog, a SDS disse que a operação alcançou resultados expressivos no combate ao crime e à insegurança. As ações policiais foram feitas em locais de maior fluxo de pessoas e nos bairros considerados mais violentos. Diariamente foram lançados policiais, bombeiros e agentes públicos em pontos estratégicos da cidade, que atuaram em blitz/bloqueios realizando abordagens a veículos e pessoas, patrulhamento motorizado com apoio do GTA e fiscalização em estabelecimentos comerciais (bares) e eventos locais.
Ao final dos três dias de operação (12, 13 e 14), foram registrados os seguintes resultados:
-3.324 pessoas abordadas;
-485 veículos 4 (quatro) rodas abordados;
-828 motocicletas abordadas;
-20 ônibus abordados;
-45 encaminhamentos à Delegacia da Polícia Civil;
-01 pistola Taurus 58HC Plus;
-17 munições calibre .380;
-13 munições .38;
-01 munição .20;
-01 revolver cal .38;
-01 simulacro (arma de pressão);
-11 armas brancas;
-13,324 kg de maconha apreendida;
-0,476 kg de crack apreendido;
-0,738 Kg de cocaína apreendida;
-05 balanças de precisão;
-08 aparelhos celulares roubados apreendido;
-03 veículos apreendidos;
-02 motocicletas roubadas recuperadas;
-03 veículos removidos;
-80 autuações municipais de trânsito;
-17 autuações estaduais de trânsito;
-02 veículos clonados apreendidos pela PRF;
-12 autuações federais de trânsito (PRF);
-99 bares e locais de evento fiscalizados;
-06 notificações (CBMPE);
-01 notificação (AMMA);
-02 notificações (Vigilância Sanitária);
-01 interdição (CBMPE);
-05 aves silvestres e 90 animais de produção apreendidos;
-02 mandados de prisão.
“Importante ressaltar que, durante a operação, não houve registro ou tentativa de Morte Violenta Intencional (MVI) na área do 5° BPM”, destacou a SDS.
Vamos dizer que foi razoável ,pelos bens matérias das pessoas,agora os bandidos que é bom nada,traficantes nada,os pistoleiros pior ainda,então tanto gasto para isso,parece que só foi mais para passar um pano, como os políticos fazem dá uma esmola pra o povo eles acham maravilhoso só que continuam na bosta.