Oposição comandará quatro comissões na Alepe e travará debate direto com o governo

por Carlos Britto // 05 de fevereiro de 2015 às 06:25

silvio costa filhoO novo bloco de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) terá direito a quatro das 16 comissões, todas elas consideradas de importância estratégica para os debates que os parlamentares pretendem travar com o governo. Após negociação com a bancada governista, os oposicionistas comandarão a Comissão de Saúde, com o deputado Odacy Amorim (PT), a de Educação, com a deputada Teresa Leitão (PT), a de Meio Ambiente, com o deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) e a de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, que ficará a cargo do deputado Edílson Silva (Psol).

Nesta quarta-feira (4), durante sessão ordinária na Casa, Edilson voltou a tocar em um tema que deverá ter lugar cativo em sua comissão: segurança pública. De acordo com ele, em 2014, o número de homicídios aumentou em 24%, em comparação ao ano anterior. Edilson falou, ainda, da crise no sistema prisional de Pernambuco, e destacou a gravidade do problema, registrando que a superlotação nos presídios pernambucanos é a maior do País.

O líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PTB/foto) explicou que o acordo levou em conta o princípio da proporcionalidade. “Nós temos aproximadamente 30% dos parlamentares e ficaremos com essas quatro importantes comissões. A Comissão de Ética deverá ser dividida entre governo e oposição, e as demais ficarão a cargo dos governistas”, explicou Sílvio.

Enquanto o bloco oposicionista já definiu os nomes, a bancada governista ainda tenta bater o martelo. Até a noite de ontem, deputados aliados ao Palácio debatiam os nomes que serão colocados para a apreciação da Mesa Diretora. Alguns nomes já foram ventilados, como a da deputada Simone Santana (PSB) para a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a de Clodoaldo Magalhães (PSB) para a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e de Ângelo Ferreira (PSB) para a de Administração Pública. Já a deputada Raquel Lyra (PSB) deverá permanecer à frente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. A composição oficial deverá ser apresentada nesta quinta-feira (5) e publicada no Diário Oficial até o próximo sábado (7). (fonte/foto: Diário de PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários