Oposição no Senado quer que medida provisória sobre escolha de reitores seja devolvida ao Governo

por Carlos Britto // 10 de junho de 2020 às 18:20

(Foto: Reprodução)

A Medida Provisória (MP) 979/2020 que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores e vice-reitores de universidades federais sem consulta à comunidade acadêmica durante a pandemia provocou uma reação negativa entre os senadores de vários partidos. 

A oposição classificou a medida como uma “intervenção nas universidades” e pede que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolva a medida ao governo, o que faria com que o texto deixasse de valer. Outros questionaram se seria constitucional tal MP, e revelaram que acionariam o Supremo tribunal Federal (STF) para derrubar a proposta.  

A Medida foi publicada na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União, uma semana depois de outra MP (914/2019), que alterava as regras para a escolha de reitores, perder sua validade. O texto exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou a formação de uma lista para escolha dos reitores.

Senadores do PT como Humberto Costa (PE), Rogério Carvalho (SE), Paulo Rocha (PA) e Jean Paul Prates (RN), deixaram clara a sua oposição à MP e afirmaram que irão trabalhar para derrubá-la, já que, segundo eles, fere a autonomia das universidades.

Quem também reagiu à nova MP foi o senador Fernando Collor (PROS-AL), que considera anacrônica a centralização da escolha de reitores no Ministério da Educação. “Universidade é pluralidade e liberdade de pensamentos. Autonomia universitária é avanço a ser preservado. A comunidade acadêmica tem melhores condições de escolher sua direção. De forma democrática. Centralizar a escolha no MEC é descabido, anacrônico e contraproducente”, disse.

Consulta pública

No Portal e-cidadania do Senado existe uma consulta pública a essa decisão. Até o início da tarde de hoje (10), quase 26 mil internautas votaram contra a MP, enquanto pouco mais de 1,2 mil manifestaram apoio ao texto. (Com informações da Agência Senado)

Oposição no Senado quer que medida provisória sobre escolha de reitores seja devolvida ao Governo

  1. PENSADOR disse:

    O problema é que as escolhas feitas no meio acadêmico ficam politizadas, principalmente pelos políticos de oposição que não tem o que fazer e penetram no meio acadêmico. Se realmente as escolhas fossem feitas pelo meio acadêmico, mais precisamente os professores, sem o viés político, sem que nenhum político interferisse, então sim, seria altamente louvável, pois se escolheria um professor entre os professores, mas não, se torna uma disputa política inclusive com gastos para os cofres públicos. Defendemos sim, que seja feito uma escolha entre os professores sem nenhuma interferência desse ou daquele partido político, porque aí se torna uma coisa nojenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários