A Organização de Procura de Órgãos em Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, fechou o ano de 2013 superando todas as metas estipuladas. Segundo o balanço feito pelo setor, foram 17 doações realizadas – destas, duas foram captações de coração.
Segundo a enfermeira-gerente da OPO, Samira Moraes (foto), existem 1.604 pessoas na lista de espera por um órgão em Pernambuco. “Realizamos campanhas educativas de incentivo à doação de órgãos durante todo ano com a finalidade principal de diminuir a fila de pacientes que esperam uma doação. Buscamos esclarecer todas as dúvidas da população sobre os processos envolvidos”, explica.
O resultado do trabalho da OPO em 2013 foi acima da média. “Cumprimos todas as metas. Em 2014, temos maiores desafios, nossas metas aumentaram. Esperamos que as pessoas tenham mais esclarecimento sobre a questão da doação de órgãos. Podemos, com um único e importante gesto, salvar muitas vidas”, finaliza. As informações são da assessoria. (Foto: divulgação)