Órgãos de trânsito em Petrolina apertam o cerco contra as “cinquentinhas” irregulares

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2013 às 08:12

cinquentinhasNa tentativa de reduzir os acidentes com motocicletas de 50 cilindradas, mais conhecidas como “cinquentinhas”, equipes da EPTTC, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar estão fechando o cerco contra os condutores irregulares em Petrolina.

O número de motocicletas de baixa cilindrada aumentou na região devido ao baixo custo na aquisição e facilidade de locomoção, já que muitos condutores não viam a necessidade de ter habilitação e emplacamento para conduzir o veículo.

No entanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe alguns requisitos para pilotar esse tipo de motocicleta, como ter mais de 18 anos, emplacar o veículo, possuir a permissão para pilotar veículos de baixa cilindrada (ACC) e utilizar capacete.

Em Petrolina, a fiscalização vem acontecendo diariamente. O motociclista flagrado sem a ACC, capacete e emplacamento do veículo será penalizado com multa no valor de R$ 191,54. O vereador Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL) deve apresentar um projeto na Casa Plínio Amorim regulamentando este tipo de transporte.

Órgãos de trânsito em Petrolina apertam o cerco contra as “cinquentinhas” irregulares

  1. Harrison disse:

    Vamos deixar mais claro essa exigência: Quem for conduzir uma 5o cc, dever ser habilitado PELO MENOS na categoria ACC, ou seja, essa habilitação só serve para MOTOCICLETA DE ATE 50 CC. A habilitação na categoria “A” serve para 50 cc e todas as motos. Vale lembrar para quem ainda não é habilitado que não compensa tirar a ACC, o custo é mesmo da Categoria A.

  2. justo disse:

    Se houve aumento das vendas das 50cc, é porque a população não aguenta mais pagar um licenciamento altíssimo das motos 125cc, o governo desse país nunca facilita a vida do cidadão, sempre impondo leis que ao meu ver esta proibindo o direito de ir e vir das classes menos favorecidas. pois não tem transporte publico de qualidade, não se investem em melhoramentos de estradas, vias para motociclistas , e ciclistas, e o meio que eles acham de resolver é mexendo no bolso da população, e para onde vai esse dinheiro dos licenciamentos e multas, se até mesmos os Detrans, Ciretrans não funcionam corretamente, falta funcionários e não venha dizer que e por falta de verbas. que os cofres públicos estão abarrotados de dinheiro que são cobrados de impostos e serviços do estado e outra coisa! acidentes acontecem e não vai ser uma placa na moto que vai livra o condutor de sofre o acidente, talvez o acidentado não morra não do acidente e sim da falta de atendimento médico nos hospitais públicos das cidades de nosso país, cadê que a justiça brasileira e o governo não cai em cima das montadoras para que elas montem as motocicletas e os carros com freios ABS, itens de segurança deveria ser obrigatório e não opcional, é tanta coisa errada nesse país que se esbarra na burocracia e nas propinas dos grandes empresários junto a políticos corruptos é por isso que o país não se desenvolve como deveria. Quanto as 50cc eu concordo o condutor usar capacete, ter habilitação, agora emplacar para todo ano pagar um IPVA altíssimo, eu não acho vantagem alguma é melhor esquecer, e adquiri uma moto 125cc ou 150cc , a não ser que o governo cobre só o primeiro emplacamento e depois ficaria isento do IPVA todo ano ai sim o governo recolheria dos pilotos infratores as multas, mas sem essa, você ou vocês que tiveram a ideia de querer lucrar em cima da classe menos favorecida, você que anda no seu carrão com toda segurança, não está pensando nos pobres coitado que adquiriu uma cinquentinha para ir trabalhar. Acorda meu povo , quem.faz as leis são os políticos, mas quem tem o poder de aceitar ou não é o povo. chega de tanta imposição.

    1. SERPENTE NEGRA disse:

      Até enfim um comentário acertado, eu ainda acho que deveria ser uma decisão municipal. Os órgãos municipais poderiam fazer um cadastro das cinquentinhas e até mesmo cobrar uma taxa anual , mais barata, continuar exigindo o uso de capacete, expedir uma autorização para o condutor mediante testes e pagamento de taxas mais baratas, porque essa de ACC é um robo o valor gasto para adquirir, recolher motinhas que estiverem sendo pilotadas por menores de 18 anos.

  3. Luis Fernando disse:

    Enquanto a EPTTC fiscaliza motos e cinquentinhas na rotatoria do Makro, os carros, motos, caminhões, cinquentinhas, ônibus etc. furam sinal vermelho a 300 metros dali, no sinal da Honorato em frente ao Emaf. Fica a dica.

    1. Luna disse:

      Não entrega não pow… oxe… pra que relatar a galera?? Ta revoltado eh?? Oxoxoxo.

  4. justo disse:

    HÁ ESQUECI DE COMENTAR, para mim isso já e dedo das grandes montadoras do Brasil que não fabricam 50cc e que estão vendo suas vendas caírem a cada dia, e se realmente os homens das leis de transito aplicarem a lei para as 50cc com certeza as vendas das mesma caíram drasticamente a ponto de até mesmo alguma fecharem e desempregarem muitos trabalhadores.

    1. jorgilson disse:

      Amigo estão inventando todas essas restrições com uma finalidade, arrecadar mas impostos ou vc acha que estão preocupados com os motociclistas?

  5. Bráulio Wanderley disse:

    Eis o dilema de uma cidade sem transporte público e indiferente à questão: comprar uma cinquentinha ou morrer de câncer de pele esperando (em pé) o ônibus.

  6. pernamuco disse:

    acho assim, se pessoas de menor n pode pilotar logico é errado sim! acho que quando tiver alguma blitlz, e se for de menor o certo é tomar a moto, agora querer emplacar, a moto acho errado, pq ela n pode andar na br, só corre 50 km isso é meio de ganhar dinheiro, as prossima eleição vem ai betão

  7. jackson disse:

    é uma safadessa ter que pagar um emplacamento de uma porcaria
    que nem andar anda.por que eles não vão se preocupar em asfaltarem as ruas da cidade
    porque ipva todo mundo paga, iptu também e as ruas estão todas ai uma buraqueira só.

  8. Rafael disse:

    Pior é ver um monte de adolescentes conduzindo de forma errada um veículo que pode se tornar uma arma! Já presenciei várias cenas de adolescentes fazendo malabarismo, disputando rachas e corridas e até circulando sobre passeio público e estas atitudes são ilegais! Portanto as cinquentinhas devem sim serem emplacadas e registradas e seus condutores habilitados a dirigirem tal veículo! Já imaginaram se algum adolescente conduzindo uma cinquentinha atropela alguém? O que está em questão é a segurança do trânsito e não questões políticas e comerciais!

    1. SERPENTE NEGRA disse:

      E DESDE QUANDO PLACAS E CARTGEIRAS VÃO IMPEDIR DOS ADOLECENTES FAZEREM PIRUETAS SE NÃO HOUVER A FISCALIZAÇÃO DEVIDA. É CLARO QUE FISCALIZAR ADOLECENTES TALVÊZ NÃO INTERESSE A ALGUNS CORRUPTOS QUE FISCALIZAM O TRANSITO, ELES NÃO ANDAM COM DINHEIRO. MAS O CORRETO É TOMAR AS MOTINHAS DESSES PRRALHOS IRRRESPONSAVEIS E DEIXAR OS TRABALHADORES QUE USAM PARA TRABALHAR EM PAZ. MAS ESSES “GOTASERENA” PREFEREM PREJUDICAR TODO MUNDO.

      1. SERPENTE NEGRA disse:

        AH, ESQUECI, QUEM TÁ TA PUXANDO ESSE ASSUNTO É O VEREADOR BETÃO. VC QUE TÁ SENDO PREJUDICADO, NÃO ESQUEÇA NÃ BHORA QUE VC ESTIVER NA FRENTE DA URNA, DEVOLVA A ELE O MAL QUE ELE ESTÁ TE FAZENDO.

        1. SERPENTE NEGRA disse:

          AH, MAIS UMA COISA: ATENÇÃO MINISTERIO PUBLICO!!!!!!!!!!!!, POR FAVOR, CRTIE UMA COMISSÃO INDEPENDENTE E DETERMINE UMA FISCALIZAÇÃO NOS VEICULOS DOS AGENTES DE TRANSITO, POLICIAIS E FUNCIONÁRIOS DO DETRAN, POIS A MAIORIA DELES SEUS VEICULOS SÃO ATRAZADOS. E ELE NÃO SÃO E JAMEIS SERÃO MELHORE4S DE NÓS PARA DESCUMPRIR AS LEIS E FICAR IMPONE.

          1. Ricardo Galvão Bueno disse:

            esse serpente “NEGRA” deve ser dono de dessas merdas de cinquentinha e fica falando balelas. Blá!bla!bla! Deve ser alguém que quer se justificar procurando erro dos outros!

          2. Ricardo Galvão Bueno disse:

            Ah!Já ia me esquecendo, “ATRAZADO” é quem escreve “atrasado” com “Z”, você está bom de estudar. “ATRAZADO”.

          3. Serpente Cinza disse:

            RICARDO GALVÃO BUENO, VAI PROCURAR UM MÓI DE LAVAR UMA TROUXA DE ROUPA!! CAPACHÃO DE BETÃO!!
            SERPENTE NEGRA… VC PODE ATÉ ESCREVER ERRADO, MAS SABE MUITÍSSIMO BEM O QUE FALA. PARABÉNS!!

          4. JORGE disse:

            FALOU TUDO, MAIS ISSO NUNCA VAI ACONTECER POIS OS MESMO TAMBÉM FAZEM PARTE DESSA CORRUPÇÃO QUE SE CHAMA BRASIL…..

        2. NA CARA! disse:

          Isso não é um mal! é um Bem, muitas pessoas que não tem condição de comprar uma moto de mair cilindradas usam a 50 para trabalhar, se locomover, e estão sendo assaltados, roubados, pela facilidade de andar com uma 50. É igual a rouba de bicicleta, não é fácil rastrear, identificar. Como não eram parados em blitz muitos trabalhadores ficaram sem transporte e com dividas. A fiscalização é necessária sim!

      2. Rafael disse:

        A questão do emplacamento é que se acaso algum motociclista conduzindo uma cinquentinha cometer uma infração grave de trânsito ficará mais fácil para a polícia identificar o infrator e fazer cumprir a lei! Agora se o veículo não possui identificação e algum adolescente destes que andam feito loucos por aí atropelar alguém e aí como fica? como a polícia vai identificar o infrator se o veículo não possui identificação? como fica a vítima sem ter a devida assistência que o infrator deve dar para cumprir o que manda a lei? lembrando que cinquentinhas já foram utilizadas inclusive em assaltos! Pense nisso!

    2. Luis Fernando disse:

      E você acha que dar uma voltinha no pátio da Ciretran é garantia de que o piloto de uma moto tem habilidade? Compare quantos acidentes ocorrem diariamente com motos emplacadas e compare com a quantidade de acidentes com cinquentinhas. Você só viu gente fazer malabarismos e rachas com cinquentinhas? Pois eu já vi muito mais com motos emplacadas e com carros.

      1. Rafael disse:

        Porém um veículo que não possui identificação fica mais difícil para a população denunciar casos de abusos e infrações cometidas por condutores de cinquentinhas! Sei que existem muitos casos de rachas entre motos e carros emplacados, mas neste caso é possível haver denúncia e identificação dos infratores para que estes possam pagar pelas suas infrações conforme a lei. Além do mais já ouviu um ditado que diz que um faz e todos pagam? Pois é, o governo deu a oportunidade para às pessoas livrando tais veículos de várias restrições, porém muitos abusaram do poder cometendo graves infrações, então para que ninguém corra o perigo de ser atropelado por uma cinquentinha conduzida por um adolescente irresponsável que acha que veículo motorizado é um brinquedo é melhor que as cinquentinhas obedeçam às mesmas regras que os outros veículos motorizados possuem!

  9. Avant la Lettre disse:

    Sinceramente, não se pode cobrar o licenciamento das populares “cinquentinhas”. Atenção aí, Carlos Britto. O DETRAN pode até querer trocar, entretanto, houve decisão judicial que diz que somente o município pode fazer o emplacamento dos veículos de baixa cilindrada. Isto significa: a EPTTC. O que acho que nunca acontecerá. Se o DETRAN apreender o veículo pelo fato de o mesmo não estar licenciado, a multa será anulada judicialmente – toda e qualquer multa referente a isso.

    Vide:
    “Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
    XVII – registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;”

    CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Fonte: http://www.denatran.gov.br/ctb.htm

    Como se pode perceber, somente o município pode licenciar e registrar os ciclomotores (cinquentinhas). Mais atenção na informação. Quanto à ACC, não o que fazer. A legislação estabelece, apesar de a existência da CNH ou do que quer que chamemos isso, não tornar os condutores melhores e mais preparados. A verdade é que falta punição aos que cometem delitos no trânsito, acidentes envolvendo morte o condutor deveria responder e ser punido pelo crime de homicídio, doloso ou culposo, conforme os casos. A legislação brasileira é que é fraca e falha.

  10. DE OLHO disse:

    Eita projeto ridículo
    Sera que é só cinquentinha que causa acidente ou mas uma maneira de arrancar dinheiro dos pobres me poupe.

  11. BYBY disse:

    SOU DE ACORDO HAVER UMA FISCALIZAÇAO PARASABER SE A PESSOA E DE MENOR OU NAO,AGORA PRA TIRAR A ACC E EMPLACAR E DEMAIS .

  12. POPO disse:

    Isso tudo e pra arecadar dinheiro pra campanha eleitoral e depois rachar c/aqueles que vem apoiar algum candidato ou seja!!! Campanha pra deputado,Senador e a Governador….. Todos que fazem Politica ganha pra apoiar o seu candidato…Isso quem paga sempre e o Povo…. (TEMOS QUE VOTAR NULO)

  13. POPO disse:

    So queria saber pra onde vai o dinheiro que e arrecadado de todos os emplacamento de nossa Cidade? E uma Vergonha saber que o governo nao presta conta c/esse Dinheiro….. (TEMOS QUE VOTAR NULO) Vereador aqui ganha uma campanha e em menos de 6 meses ta Rico, Isso e bom D+++++ Compra o Carro mais caro, Reforma Casa da Carro de Presente pra Amante, Tudo isso o Povo ajudando c/essa Farra…. ( TEMOS QUE VOTAR NULO) O povo e safado e ajuda a essa gente fazer essa farra c/o Dinheiro Publico… (TEMOS QUE VOTAR NULO)

  14. Rodrigo disse:

    o que acontece com as 50cc é o reflexo do poder da educação no trânsito (quase não tem poder de influenciar alguém), ou seja, quem sente a sensação de que não vai ser punido faz o que quer. Concordo que o Estado não investe nada do IPVA/Licenciamento (que não é nem um pouco barato) em benefício do cidadão, pois quem precisa de um serviço do DETRAN hoje está ferrado porque há um mistério em volta desse órgão (um dos CAMPEÕES na corrupção): o cidadão vai ao órgão, chega cedo, pega ficha, requere o serviço, preenche todos os requisitos e não consegue ter o que é seu direito; mas se você tiver um despachante, não precisa nem sair de casa, pois só tem um requisito (o pagamento do despachante, do qual uma porcentagem vai para o funcionário do DETRAN). (e onde está o MP nessa história? e onde está a população que tem o verdadeiro poder? quem sabe…)

    Porém imagine se alguém em um veículo sem placa, atropela seu filho (a) e foge sem prestar ajuda, o que você vai fazer? nada… você nunca vai saber quem foi, e ele nunca vai ser responsabilizado pelo crime.

    O ser humano é assim, se souber que não vai sofrer penalidade, faz o que quer e o que é conveniente para ele sem se importar com os outros. (EU tenho que chegar logo… EU tenho que atender a ligação, é urgente… EU quero curtir… EU quero a adrenalina da velocidade… e assim vai).

  15. kesia disse:

    pelo menos eu acho uma falta de vergonha ficar um monte de desolculpado na rua parando o pessoal e as rua ai todas esburacadas e com esgotos estourados… por q naum pegam ferramentas e vão tampar os buracos é bem melhor q ta levando pinote de mim……

  16. deyves disse:

    queria dizer que o vereador betao ta mais interessado em ganhar dinehiro para os cofres publico de que defender o direitos do pova de baixa classe,ate entao poderia colocar o emplacamento da cc50 que seria o suficente para que fosse regularizado pq nem todos pode compra motos caras e pagar ipva como um alugel de uma casa vereador betao deveria tomar vergonha na cara pq vc ja ganham 12 mil fora ajuda de custo,5.000 mil e fica contra o povo que le colocou ai…poderia sim penalizar pessoas que tem ate 17 anos abaixo no sou contra..mais acho que deveria da opcao aquem nao ganha 12 mil..por mes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários