As ações propostas no programa de apoio ao desenvolvimento das comunidades quilombolas do município de Salgueiro foram discutidas pelo Ministério da Integração e Prefeitura, na última terça-feira (15). O encontro teve a finalidade de discutir as articulações realizadas para as ações do projeto de Integração do Rio São Francisco.
Dentre as ações debatidas, estão o abastecimento e o tratamento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos, construção de banheiros e residências em alvenaria, recuperação de escolas, construção de postos de saúde e telefonia comunitária. A iniciativa faz parte de um conjunto de 33 programas que compõe o projeto de Integração.
Em Salgueiro existem três comunidades quilombolas, Conceição das Crioulas, Santana que fica no distrito de Pau Ferro, além da comunidade de Contendas, localizado no distrito de Umãs. De acordo com o prefeito Marcones de Sá, as comunidades serão impactadas por essas ações estruturadoras que vão melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O consultor técnico do Ministério Auriman Cavalcanti destacou que essa articulação deve acontecer continuadamente entre Ministério e Prefeitura, já que as comunidades estão localizadas no município. “Essa reunião também tem o intuito de confrontar o que já está proposto no programa e o que município já vem desenvolvendo independente do projeto”, ressaltou.