Na segunda e última parte da entrevista com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), o assunto girou em torno de política.
Ele comentou sua relação com o governador Eduardo Campos (PSB), do qual espera que retribua o que Petrolina lhe deu. Sobre eleições 2010, ressaltou que a cidade precisa ter novamente nomes competitivos, mas desconversou sobre quem apoiará. “Os amigos do prefeito terão meu apoio”, despistou.
Sobre as críticas de que não vai à Câmara de Vereadores, o prefeito disse não ser verdade tal afirmação, até porque tem assessores que acompanham com frequencia as sessões da Casa. “Um relação, para ser boa, não precisa que o prefeito esteja na Câmara”, argumentou. Confiram os trechos mais importantes da entrevista:
O deputado Bruno Rodrigues e o senador Sérgio Guerra conseguiram carimbar, e nós só precisamos dar uma contrapartida de 5%, R$ 2 milhões para investir no Projovem Trabalhador, que são cursos de capacitação para os jovens entrarem no mercado de trabalho. E nós queremos muito ter a parceria administrativa com o governador. Temos um profundo respeito pelo governador, porque foi escolhido pelo povo da mesma forma que eu fui escolhido e tenho certeza que o governador terá respeito com Petrolina. Não é com Júlio Lóssio, é com Petrolina. Ele foi votado maciçamente, como eu fui. E quando um político recebe muitos votos, ele tem obrigação de trabalhar pela região.
Apoio para deputado
Não sou eu quem define nome de deputado. Quando fui candidato a prefeito, quem definiu o nome fui eu. Eu disse “eu vou ser candidato a prefeito de Petrolina”. Fui buscar um partido para isso, o PMDB. Depois fui conversar com o deputado (sic) Oswaldo Coelho para buscar o seu apoio. Depois fui conversar com o senador Sérgio Guerra para buscar o apoio do PSDB. Então, quem define as candidaturas são os candidatos. O apoio do prefeito terão os amigos do prefeito. Porque política se faz construindo novos nomes, novas lideranças. Petrolina precisa disso, precisa voltar a ter nomes competitivos que possam defender as nossas bandeiras.
Jarbas candidato a governador?
Eu diria que não tenho currículo para cobrar isso do senador Jarbas Vasconcelos. O senador Jarbas foi prefeito (do Recife) duas vezes, foi governador duas vezes. Um grande governador, um grande prefeito. Foi eleito melhor prefeito do Brasil várias vezes, foi eleito um dos melhores governadores do País. Eu não tenho currículo ainda para cobrar de Jarbas qualquer coisa. Eu estou aqui como soldado do PMDB, e na hora que disserem quem é o candidato do PMDB, nós, como soldados, estaremos trabalhando para esse candidato, seja quem ele for.
Relacionamento com os vereadores
Já fomos à Câmara prestar esclarecimentos e fazer um balanço quando assumimos. Estou querendo ir novamente, na volta do recesso, prestar um balanço do primeiro ano de gestão. Nós temos estado na Câmara praticamente todo dia, porque quando Kleber (assessor de relações institucionais) está na Câmara, é o prefeito quem está lá, ele fala pelo prefeito. Outra coisa: vocês já viram o presidente Lula no Congresso Nacional? Eu também não lembro o governador Eduardo Campos na Assembléia discutindo projetos. Agora, eu pequei um pacote de projetos, pedi audiência ao presidente da Câmara, fui lá, sentei com todos os vereadores. Alguns não foram. Aí talvez os que não foram, podem ter feito essa afirmação (de não comparecer à Câmara). Mas todos os vereadores que estavam lá me receberam muito bem. Mostrei cada projeto. Expliquei a importância do BNDES, a situação do Licenciamento Ambiental, a importância da secretaria de esportes pela possibilidade de alavancar recursos, expliquei a importância da secretaria de ordem pública, que é uma coisa moderna para cuidar do ordenamento de nossa cidade. Portanto, o prefeito tem ido para a Câmara. O que eu quero dizer é que para se ter uma boa relação não é preciso o prefeito estar na Câmara. Agora, este prefeito tem o maior prazer em ir à Câmara, e tenho ido a todos os lugares que é preciso. Se para aprovar esses projetos for preciso lá eu pedir ‘por favor’, vou pedir ‘por favor’. Eu não pediria para aprovar para mim. Mas para Petrolina eu vou, porque eu não fui pedir o voto às pessoas? Então eu tenho que pedir aos vereadores, aos deputados que ajudem o município, porque ele precisa.
“Os amigos do prefeito terao o meu apoio”. Sera que o Sr prefeito Julio Lossio, realmente ainda tem a coragem de acreditar que tem ao menos algum voto que seja capaz de eleger algum “AMIGO” seu a outros cargos politicos?
E bom ele lembrar que em petrolina ele nao ganha mais nem pra presidente de bairro!
Quanta baboseira fala esse prefeito, todo mundo sabe que ele não pisa na Cãmara Municipal para não dar esclarecimentos sobre o lixo superfaturado,a merenda escolar, incapacidade de gestão e muito mais. Enquanto ao secretario Cleber esse rapaz vim de tão longe para ganhar o dinheiro como secretario ja que o mesmo não faz nada, nem ao menos dá bom dia a alguém. Eu quero saber quem é o doido que quer o apoio desse prefeito, porque os seus candidatos iram levar uma surra. Aguarde!
coitado de quem for apoiado por este prefeito.
DEIXE O DOUTOR TRABALHAR!
A COMUNIDADE DO JARDIM MARAVILHA AGRADECE AS RUAS ASFALTADAS. OBRIGADO PREFEITO!
De uma coisa eu tenho certeza, desde que essa trupe se alojou na PMP, que a gestão é voltada para alguns poucos amigos do prefeito. Se tem algum amigo do prefeito candidato, ótimo, só assim terá o apoio de Julio Lóssio, mas, em compensação, não terá o voto dos petrolinenses. Estelionato eleitoral, mais uma vez, não.
Eu quero a apoio para GUIGUI.
Ninguém faz milagre em apenas 01 ano de governo, porém muita coisa está errado nessa gestão. Povo de Petrolina, esperem ao menos 2 anos pra dizer ou julgar o prefeito. Creio eu que o Dr. tem uma visão desenvolvimentista, pois apresentamos um projeto de floricultura e um projeto de criar um centro de distribuição e comercialização de flores tropicais e produtos orgânicos proveniente da agricultura familiar de nossa cidade. O Dr. se mostrou pronto a acolher nossa idéia, inclusive cedeu um espaço no CEAP para que seja reformado pelo MAPA e assim acontecer o CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. Povo de Petrolina, temos que ter mais esperança, confiança no Prefeito o qual nós depositamos nossa confiança…E olha pessoal, não sou do partido do prefeito….Apenas estou elogiando a visão de desenvolvimento que ele tem….Tem que dar a Cézar o que é de CÉZAR….
O Prefeito foi elegante e não afirmou, mas ele quis dizer que Eduardo Campos não tem nenhum compromisso para com a “Capital do São Francisco”. Quer dizer, os votos recebidos em nossa cidade foram gratuitos, foram votos DE CABRESTO, uma vez que o Governador tem certeza que será campeão de votos em Petrolina, mesmo virando as costas para investimentos em nossa região.
Pense nuns eleitores cegos. Como pode um Governador abandonar nossa cidade desse jeito e ainda ser líder nas pesquisas para reeleição!?
Petrolina perdeu o senso crítico!
É de se lamentar!
Patrício, Alvanilson ou Tolentino é (são) candidato(s) ? Seria muito bom que algum “amigo” do prefeito fosse candidato, para que o prefeito percebesse o tanto que a população anda contente com a administração dele…Faça isso prefeito e prepare-se para o feedback.
Quero ver se o prefeito transfere 10% dos votos que ele recebeu para qualquer candidato apoiado por ele !
O bom de uma eleição de deputados e governadores é que ela mostra quantos votos tem os candidatos apoiados por certas lideranças ou por certo grupos políticos em um determinado município ou região. Guilherme Coelho saindo a dep. federal mostrará o potencial de votos que terá a união Oswaldo e Lóssio. Bom seria o prefeito Júlio Lóssio apoiar individualmente um deputado estadual do PMDB, aí conheceríamos realmente o potencial de votos do mesmo. Todos sabem aqui em Petrolina que aquela votação expressiva que o Dr. Júlio Lóssio alcançou para prefeito teve muito voto do grupo de FBC. Nestes município, até as águas do Velho Chico estão cansadas de saber que as eleições sempre se deram nessa proporção de votos: 1/3 do grupo de FBC, 1/3 do grupo de Gonzaga e 1/3 do grupo de Oswaldo. Ganha quem conseguir agregar dois grupos, ou seja, 2/3, que foi o que aconteceu na última eleição para prefeito.
IVAN Você com um sapato na boca e um poeta, para você que não sabe essa de dizer que esse ou aquele voto e de A ou B, já passou a muito tempo amigo poeta, tem pessoas que como Você que não aceitam a democracia que elege um prefeito, e se acham no direito de cobrar tudo para que se resolva em apenas um ano ou seja e no mínimo falta de bom senso, que nem todas as pessoas tem, e quanto ao apoio a deputado quem sair com seu apoio pode ter certeza vai sair forte, e você vai poder comprovar no ano que vem, e tenho certeza que sua opinião sobre o prefeito vai mudar, só faça uma coisa tenha paciência.
Como é bom ser amigo do prefeito……..fico na sacada da prefeitura só olhando o povão passar…..tomando meu cafezinho, porque tomei todas ontem,comi uma boa picanha na chacara depois tirei o gosto naquele barzinho eu ia até sai com umas gatas , mas a mulher me ligou me chamando para ir escolher o modelo do nosso novo carro. o gerente da consecionaria perguntou se eu queria pagar o carro em tres anos, eu disse a ele que agente pode pagar ate´ em sete anos que esta´ garantido. Mas eu paguei avista. falar nisso ja´ esta quase na hora do almoço vou almoçar naquela churrascaria da dona ……… que o povão não sabe onde fica……………………….
Não vejo nada de mais nesta entrevista, para tantos revoltados se lamentarem, simplismente continua com sua sinceridade! fica um grupo de pessoas desqualificadas tentando denigrir a imagem de um cidadão, deveriam ter mais respeito pelas pessoas.
Realmente o governador virou as costas para o Sertão, o maior exemplo é a compesa, ninguém desses puxa saco fala nada! Cadê o então sercretário? os deputados? os assessores? Acorda!!!!!!!!!!!!!
É ISSO AÍ PREFEITO!, PELO QUE PARECE ESTÁ INCOMODANDO MUITA GENTE! KKKKKKKKKK
COMO MUITO ORGULHO! VOTO EM QUALQUER CANDIDATO QUE TENHA APOIO DO PREFEITO! GUILHERME SEM DÚVIDA!
ISSO É! MENOS FERNANDO E CIA
Esse “ELE DE NOVO” que não assume e por certo deve ter uma boquinha na prefeitura é um verdadeiro analfabeto funcional, ou seja, ler mas não entende o que está escrito. Não fiz cobranças a este prefeito que aí está há ume ainda não disse pra que veio. Fiz apenas uma demonstração aproximada dos percentuais de votos que os três principais grupos politicos do município sempre conquistaram. Basta verificar o resultado da eleiçao para prefeito em outubro de 2004, quando FBC foi eleito com uma pequena diferença ante o segundo colocado (Gonzaga Patriota) e este, por sua vez, não ficou muito distante de Oswaldo Coelho o terceiro colocado. Ná ultima eleição, em 2008, o prefeito eleito, Sr. Júlio Lóssio, como muita competência soube tirar proveito da briga Gozaga x FBC, pois os votos que ele obteve dava aproximadamente a mesma quantidade do somatório dos votos do Grupo de Oswaldo e FBC, ou você não lembra daquele o slogan ridículo: “Odacy, eu queria votar em você” ????? Estes resultados estão lá no site do TRE. Assim sendo, repito, quem tiver o apoio de 2/3 das forças políticas de Petrolina, com certeza sairá vitorioso. Agora, uma alma analfabeta dessa, que não se identifica, vir dizer que eu não aceito a democracia é o cúmulo do analfabetismo politico, pois qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, que ler meu comentário, entenderá perfeitamente o que eu quis dizer. Dá pena ver, além de covarde, pois não se assume, não passa de um tremendo burro.