Os olhos se voltam para a caprinovinocultura do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 08 de maio de 2012 às 09:15

O leitor e engenheiro agrônomo Jucinei Martins resolveu escrever ao Blog sobre o bom desenvolvimento da caprinovinocultura na região e destacou a importância que o setor representa para a sociedade.

Confira:

“Grandes empreendimentos em andamento em Juazeiro, Curaçá e Casa Nova. Grupos de empresários de todo o Brasil e do exterior com intenção de iniciar atividades na nossa região. Essa é a hora e a vez da caprino-ovinocultura. Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco – ACCOSSF, que agrega produtores de caprinos e ovinos da região do Vale do São Francisco, está à frente de várias ações que buscam apoiar o desenvolvimento da atividade na região, preocupando-se sempre com a visão de integração entre os elos que formam a cadeia da caprinovinocultura; não esquecendo a inclusão de projetos que venham a beneficiar o pequeno produtor, como é o caso da busca da implantação da caprinocultura leiteira, que terá como maioria do público alvo os pequenos criadores.

Outra maneira de ajudar o produtor nesse momento difícil, capitaneada pela ACCOSF, junto à SUAF, SEAGRI e CONAB é a aquisição antecipada de alimento, mais especificamente a carne caprina e ovina. Isto muito ajudará o produtor e o preço a ser praticado será de R$ 9,50 / Kg.

De 26 a 30 de abril, a ACCOSSF realizou a VI EXPOVALE 2012 e a XII NACIONAL BOHER, evento esse que trouxe para Juazeiro um grande número de criadores e empresários de todas as partes do Brasil. Logo na abertura do evento, o Secretário estadual da agricultura anunciou medidas emergenciais de implantação imediata, pois o mesmo neste momento participava de uma caravana que percorria toda a área da Bahia atingida pela seca, considerada como a maior dos últimos 27 anos. Com o andamento da Exposição foram comercializados um grande número de animais das raças Boher, Anglo Nubiano, Dorper, Santa Inês, entre outras. Além dessas vendas ocorridas diretamente nas baias, aconteceu um grande leilão de animais, organizado pela empresa Leilonorte, com obtenção de grande êxito nas vendas. Em dois dias da Exposição ocorreu o campeonato de raças, com a participação de um grande número de criadores, o que levou para a pista uma quantidade muito grande de animais, com destaque para a XII Exposição Nacional da Raça Boher, considerada de grande sucesso, tendo o presidente da Associação Nacional dessa raça declarado na imprensa que é chegado o momento dessa associação vir se instalar em Juazeiro, devido à grande quantidade de criadores de Boher concentrados aqui na região e por muitas situações favoráveis.

Todos os comentários dos participantes e da imprensa foram sobre o sucesso deste evento. Todas as instituições que realizaram a VI EXPOVALE 2012 conjuntamente com a ACCOSSF tiveram sua parcela no êxito Da EXPOVALE..

Que a próxima venha a ser melhor ainda e que os produtores, de maneira geral, se esforcem para que o momento que a caprinovinocultura do vale está passando possa trazer benefícios duráveis e que os mesmos não possam ficar na dependência eterna dos órgãos do governo e das instituições, aproveitando a ACCOSF e o momento positivo para desenvolverem ações concretas que viabilizem a atividade”.

Jucinei Martins é Engenheiro Agrônomo, formado pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco – FAMESF, hoje DTCS – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

 

Os olhos se voltam para a caprinovinocultura do Vale do São Francisco

  1. Batista Cavalcanti disse:

    Apesar do cruzamento do carneiro Dopper com ovelhas
    Sta Inês e outras raças estar dando certo e o mestiço deste cruzamento tem melhorado muito a resistência destes animais as secas, o animal ideal para se criar aqui no sertão é sem sombra de dúvida o CAPRINO. O cruzamento do Boer com raças nativas tem melhorado muito na questão “carcaça”. É um animal já adaptado a estiagem longas e até engorda com a folhagem seca. O que temos que fazer é preservar a caatinga,alimento natural destes ruminantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários