A exemplo de Petrolina, outras cidades sertanejas também resolveram focar os primeiros dias de governo na limpeza da cidade. No Sertão do Araripe, por exemplo, a Prefeitura de Ouricuri (PE) já vem fazendo o recolhimento de mais de três toneladas de lixo em pouco mais de 20 dias do Programa ‘Mutirão Cidade Limpa’. A intenção do prefeito Ricardo Ramos (PSDB) é tornar prioridade a questão da limpeza no município.
O programa é executado por meio da Secretaria municipal de Obras e Urbanismo. O ‘Cidade Limpa’ conta com uma equipe de 30 trabalhadores, além de equipamentos como retroescavadeira, pá carregadeira e seis caminhões caçamba. “As equipes foram às ruas com a missão de recolher todo o entulho, resto de poda, móveis abandonados e demais resíduos que fossem encontrados”, listou o prefeito.
Foi implantado um cronograma com as demandas da comunidade. Inicialmente, a ideia era atuar nos principais pontos de descarte de lixo existentes na cidade, que ficam no Bairro São Braz, Alto Paraíso, Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo, Santa Maria, Nossa Senhora de Fátima e Centro. Mas bairros como Cohab, Canacuí, Ipsep e Aeroporto também entraram no cronograma.
A prefeitura está notificando os proprietários de terrenos particulares para limpar e, pelo menos, cercar as áreas. Será multado quem não cumprir a determinação. “Ainda é necessário contar com a colaboração da comunidade no que diz respeito a não sujar as vias públicas”, orientou Ricardo Ramos. ( Foto: Ascom prefeitura).