Padre Antonio cobra esclarecimentos sobre andamento do Minha Casa, Minha Vida

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2009 às 11:27

Padre AntonioO padre e ex-vereador de Petrolina, Antonio Moreno Pinto, pede da administração municipal maiores esclarecimentos sobre como anda a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida em Petrolina. Confiram:  

A nossa preocupação é contribuir para a boa gestão dos programas e projetos executados pela gestão municipal. O objetivo do cidadão, consciente de seus direitos e deveres de cidadania, é acompanhar  a gestão e exercer o controle social, para que tudo funcione de acordo com os princípios e determinações que regem a administração pública.  E isso não se faz sem as informações necessárias.

Há uma lei no Município assegurando o direito a qualquer cidadão ou instituição solicitar da Prefeitura informações sobre os projetos de responsabilidade da gestão municipal. Conhecer a lei para exercer o seu direito de cidadania é fundamental para passar da crítica ao acompanhamento e controle social das ações do governo municipal. Obter informações e fiscalizar é uma das funções dos vereadores.

Eles podem enviar requerimento para obter todas as informações referentes a qualquer ação, programa ou projeto do governo municipal. Mas cada cidadão também tem o direito de ter acesso às mesmas informações.

Está na hora de solicitar informações sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo federal. Não sei ao certo se foi necessário que  a Câmara de Petrolina aprovasse o convênio. O certo é que o programa deve estar em andamento, pois como foi divulgado foi realizado o cadastramento das famílias eventualmente beneficiárias.

Portanto, se realmente queremos exercer o direito de cidadania, está na hora  de solicitar que a Administração informe quantos empreendimentos já estão assegurados, quantas pessoas foram cadastradas no programa e quais os próximos encaminhamentos que serão feitos visando efetivar o programa.

Essas informações são importantes para que possamos acompanhar o desenrolar da efetivação deste importante programa habitacional do Governo federal, pois seguramente, com a concretização do programa “Minha Casa Minha Vida” muitas famílias serão beneficiadas.

Padre Antonio Moreno/ex-vereador de Petrolina

Padre Antonio cobra esclarecimentos sobre andamento do Minha Casa, Minha Vida

  1. ESTAMOS DE OLHO disse:

    Louvável a atitude do Padre Antonio, em tentar mobilizar a população em ficar no controle social das ações do governo municipal.

    1- Seria bom que ele divulgasse para as intituições, associações, sindicatos o número dessa Lei no Município assegurando o direito a qualquer cidadão ou instituição solicitar da Prefeitura informações sobre os projetos de responsabilidade da gestão municipal.

    2- o próprio padre tem condições aqui de trazer o mínimo de informação sobre esse programa em Petrolina, pois sabemos muito bem que a pessoa que estar a frente dissoo em Petrolina é o Sr. Edinaldo Lima que por vários anos é ou foi, agora já nem sei mais, o seu acessor e braço direito em nossa cidade. Ou será que já não existe mas vínculo entre o Padre Antonio e seu púpilo.

  2. Pe. Antonio Moreno disse:

    Meu caro “Estamos de Olho”,
    Acredito que a sociedade civil de Petrolina deveria ser muito mais mobilizada para exercitar a cidadania. Lamento a falta de interesse, a quase apatia em relação à gestão local, não só agora. Temos direito de saber detalhes da gestão dos projetos de aministração pública. Estou a procurar o número da Lei e se possivel, divulgo o conteúdo da propria lei neste blog.

    Meu caro, não tenho nenhuma informação sobre o andamento do Projeto “Minha casa minha vida”. Se você acompanha as noticias do blog, deve se lembrar que escrevi um artigo criticando a maneira de como foi realizado o cadastro e também falando de uma lei sobre como fazer esse levantamento.

    Realmente o Sr. Edinaldo Lima trabalhou comigo e foi assessor de meu gabinete quando fui vereador. Mas a decisão de participar da administração municipal foi unica e exclusivamente dele. Não tive nenhuma interferência na decisão. Portanto, ele hoje faz parte da Equipe do Prefeito, que é do PMDB com aliança com o PSDB e DEM e eu estou onde sempre estive, ao lado da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, embora frágeis, mas é ai que eu estou. Há tempo não tenho contato com o Sr. Edinaldo, mas vamos procurar as informações para acompanhar a aplicação dos recursos publicos desse projeto e de outros….É nosso direito e dever da prefeitura fornecer as informações.

  3. SOBREVIVENDO disse:

    Pe. Antônio, custa-me acreditar que o Sr. não esteja sabendo como anda o “Minha casa, Minha Vida”, já que Ednldo, seu pupilo está à frente deste programa do governo federl, que o prefeito Julio Lossio tenta surrupiar para sua contabilidade política… Fala sério, Pe. Antônio.

  4. Pedro disse:

    Padre Antonio tem razão cada vez melhor,centrado e conhecedor pena que não e vereador que pena !

  5. Pe. Antonio Moreno disse:

    Sobrevivendo e Pedro,
    Alegra-me que em pleno aniversario de Petrolina, com muitas festas e atrações, existam pessoas preocupadas com o outro lado do aniversario, os nossos problemas e responsabilidades de cidadão. Parabéns aos dois. Sobrevivendo, como vc não se identificou, dá margem para eu pensar que é a mesma pessoa que fez o primeiro comentário com a identificação de “estamos de olho”. Veja, não teria porque não dizer a verdade. O que disse antes é a realidade. Nunca mais ouvi falar nada sobre o programa. E como sei que a área da habitação em Petrolina sempre foi problemática, gostaria de saber como anda, sobretudo porque vejo noticias de outras cidades sobre o programa. Pedro, com mandato ou sem mandato procuramos contribuir com o município, procurando conhecer seus problemas e exercer nosso direito e dever de cidadão: preocupar-se com os destinos da cidade. Breve estataremos de volta… Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários