Padre Antonio comenta caso do padre acusado de pedofilia

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2009 às 07:07

O triste e lamentável fato, divulgado pela imprensa e por este blog, envolvendo o Pe. Josean provocou diversas reações, compreensíveis no contexto de nossas expectativas em relação a comportamentos sãos (sadios), éticos, morais e religiosos.

No entanto, uma reação extremamente belicosa e agressiva chamou-me a atenção. Um dos leitores, ao comentar a notícia, extrapolou o tema e aproveitou o fato, lamentável em si mesmo, para destilar tanto ódio e agressividade contra a Igreja Católica, causando admiração a qualquer pessoa de bom senso atenta para o fato de que estamos a viver o terceiro milênio.

Nem defendo a Igreja Católica e nem justifico a atitude do Padre. E muito menos desejo alimentar o clima de animosidade e belicosidade entre confissões religiosas. Não há mais lugar para tais posturas no mundo de hoje. Trouxe apenas algumas expressões utilizadas por nosso irmão no comentário que fez:

“A verdadeira mensagem de cristo nunca chegou a ser realmente pregada pela igreja católica, que o diga Pio XII, o Papa de Hitler, que a essas horas queima no inferno por não ter tido a coragem de dizer um “ai” contra o holocausto. […] Sem dúvida a igreja católica foi a instituição mais nojenta de toda a história mundial. “Não se enganem, Deus, se habita a terra não adentra a um templo católico”.

Muito do que teria a dizer sobre o conteúdo de seus comentários, a leitora Paula Cazé já o disse com muita propriedade. Em relação ao ódio e agressividade contra a Igreja Católica, tendo inclusive condenado ao inferno o Papa Pio XII, trago para nossa reflexão a resposta que Pe. Zezinho deu a um irmão evangélico, que transcrevo a seguir. Ela serve para todos nós, católicos e evangélicos e de qualquer religião. O contexto era outro, porém a atitude e a postura são idênticas. Mas espero que o Blog permita, pois voltarei para ponderar ainda sobre o que falou sobre a Igreja Católica.

Trata-se de uma carta resposta do Padre Zezinho a um jovem protestante ou “EVANGÉLICO” que lhe escreveu. Pequeno trecho da carta de Paulo Souza ao Padre Zezinho: Eu, evangélico e ex-católico. Maria não pode nada. Menos ainda as imagens dela que vocês adoram. Sua igreja continua idólatra. Já fui católico e hoje sou feliz porque só creio em Jesus. Você com suas canções é o maior propagador da idolatria Mariana. Converta-se enquanto é tempo. Senão vai para o inferno com suas canções idólatras. Resposta do Pe. Zezinho

Sua carta é pretensiosa. Sugiro que estude mais evangelismo, e em poucos anos, estará escrevendo cartas bem mais fraternas e bem mais serenas do que esta. Desejo de todo o coração que você encontre bons pastores evangélicos. Há muitíssimos homens de Deus nas igrejas evangélicas que ensinarão a você como ser um bom cristão e como respeitar a religião dos outros.

Isso você parece que perdeu quando deixou de ser católico. Era um direito que você tinha: procurar sua paz. Mas parece que não a encontrou ainda, a julgar pela agressividade de suas palavras.

Quanto a Maria, nenhum problema: é excelente caminho para Jesus. Até porque, quem está perto de Maria, nunca está longe de Jesus. Ela nunca se afastou, tire isso por você mesmo. Se você se deu ao trabalho de me escrever uma carta para me levar a Jesus, e se acha capaz disso, imagine então o poder da mãe de Deus! De Jesus ela entende mais do que você.

Ou, inebriado com a nova fé, você se acha mais capaz do que ela? Se você pode sair por aí escrevendo cartas para aproximar as pessoas de Jesus, Maria pode milhões de vezes mais com sua prece de mãe. Ela já está no céu e você ainda está aqui apontando o dedo contra os outros e decidindo quem vai ou quem não vai para lá. Grato por sua carta.

Mostrou-me porque devo lutar pela compreensão entre as igrejas. É por causa de gente como você.

Padre Antonio comenta caso do padre acusado de pedofilia

  1. Rabo de Palha disse:

    Essas pessoas são doentes da mente e em qualquer religião tem pessoas asssim. Devido a lei do celibato, na igreja católica está entrando muitos homossexuais para ser padre.. Eles procuram a igreja como forma de se proteger do preconceito, da decepção que sempre causa na família e dá oportunidade de fugir da realidade. Mas não devemos confiar nos pastores das outras igrejas, tem assassios tentantando enganar a Deus e a população. Abrir igreja virou um bom negócio, Devemos ficar de olho! Esse negócio de converção agora virou moda, todos que querem enganar as pessoas logo se tornam protestantes O que tem de gente bandida se escondendo da polícia nas igrejas,que se dizem evangélicas. Eu prefiro ficar na igreja católica, essa pelos menos não é usada como capa e niguém é obrigado a pagar dízimo.

  2. Valério disse:

    Parabéns Pe. Antônio!

  3. marco antonio souza disse:

    Pe. Antonio neste caso o senhor não foi feliz, agora a questão não tem nada a ver com religião ou igrejas, e sim por esses padres que se envolvem com homosexualismo e pedofilia, quando no entanto as pessoas esperam deles uma coisa, e eles usam a batina como escudo para fazer estas coisas contra crianças, em momento algum o senhor se mostrou solidario ao goroto, e sim só procurou disviar o foco do ocorrido para as brigas de religiões, e quanto ao padre o que o senhor achou desta atitulde brutal dele,der sua opinião, der uma palavra de apoio ao goroto e para seus familiares PADRE.

  4. pedro disse:

    QUANDO O NOBRE PADRE DIZ AO DEFENDER O PADRE ENVOLVIDO NEM A IGREJA VEMOS A IMPARCIALIDADE O EM CIMA DO MURO.
    LEMBRE-SE QUANDO CRISTO DISSE.SEJAM FRIO OU QUENTE NAO MORNO.TRADUZINDO O PADRE ANTONIO FALOU FALOU FALOU E NAO DISSE NADA.
    É O CAMINHA DA IGREJA FICAR EM CIMA DO MURO E LEVANDO AS COISAS COMO QUER.
    D.JOSE CARDOSO ESCOMUNGOU OS MEDICOS E OS FAMILIARES DA MENINA QUE SOFREU ABUSO SEXUAL EM ALAGOINHA PERNAMBUCO, E O QUE A IGREJA DIZ OU FAZ OU PRETENDE FAZER NESTE CASO DO PADRE PEDOFILO E DA CRIANÇA. VAO DAR ASSISTENCIA PSICOLOGICA A CRIANÇA VAO ATE A FAMILIA VAO FAZER O QUE COM O PADRE.VAI ESCOMUNGA-LO.
    SIM PORQUE SE A IGREJA TIVESSE O AUTORITARISMO DE SECULOS A TRAZ MEU DEUS JA ESTARIAMOS QUEIMANDO EM FOGUEIRAS NAS PRAÇAS PUBLICAS.
    QUANTO A PEDOFILIA KA PRA GENTE, NEM PETROLINA COM OS DETERMINADOS PADRES ESCAPAM, MUITOS SABEM DISSO.

    ABRAÇOS.

    PEDRO
    PEDROPETRUS2009@HOTMAIL.COM

  5. jacs disse:

    Infelizmente este PADRE,tentou defender o PADROFILO tentando mudar o foco da questão,e dizer que MARIA continua intercedendo por nós, ele também está equivocado,porque só existe um CAMINHO.João 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
    João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  6. Maria Auxiliadora disse:

    Gente!
    Quanta animosidade!
    O mal está dentro do ser humano, independentemente da religião, temos que ser mais tolerantes e fraternos, pois todos, sem distinção, somos filhos do mesmo Deus!
    Temos que nos unir, formar uma corrente de oração, para que o mal não impere, estas discurssões animosas só interessa ao mal.
    Aos irmãos protestantes, que se dizem evangélicos, parem com esta animosidade e respeitem a igreja católica, pois ela é a mãe de todas as religiões que se dizem cristãs e evangélicas, não atirem pedras no telhado da igreja católica, pois os seus telhados são de vidro e essas mesmas pedras os atingem.
    Eu não considero esses irmãos evangélicos, pois eles cultivam um mal muito grande em seus corações, são maledicentes, não praticam o evangelho, são egoístas ao extremo, então, onde está o evangelho neste comportamento? Onde está o Cristo num coração desse?
    Antes que digam besteiras: Eu não sou católica, não sou protestante, não sou religião institucional nenhuma, a única religião que procuro seguir é a do Cristo, procurando seguir o seu evangelho com a nossa Mãe Maria e o nosso Pai de infinita misericórdia.
    Enquanto se fica digladiando para ver qual a religião é a correta, o mal está ganhando terreno levando o máximo de pessoas à perdição.
    Unam-se no amor de Cristo!

  7. Margarida disse:

    O padre deve ser punido pela LEI do paíse, a Deus, cabe julgá-lo o seu lado religioso. Os protestantes, que se dizem os únicos “crentes” e “evangélicos”, não esquecem o “passado antigo” da Igreja católica, não reconhecem a participação positiva desta na formação de um povo9só comentam os pecados). Não percebem as grandes mudanças para o “bem” sofridas pela Igreja católica. Vejo, na Igreja Evangélica, homossexuais fugindo dos preconceitos da sociedade, comércios diversos, salários altíssimos para os pastores (daí a razão de se criar centenas de Igrejas Evangélicas de denominação diferentes) , briga pelo poder, infiltração de bandidos e demais malfeitores escondidos atrás de uma fé, etc, etc,etc. Uma certa leitora afirmou que o padre nunca vai ter perdão de Deus por ter beijado o menino, mas, lembro-me do ” maníaco do parque”, que matou e estrupou de forma violenta, dezenas de pessoas, de ambos os sexos, depois entrou para a Igreja Evangélica e, trouxe à tona, vários debates e diversas pessoas evangélicas,inclusive pastores, que de forma veemente, defenderam e afirmaram a respeito da regeneração e perdão de Deus para esse bandido delinquente. PENSEM SOBRE ISSO!!!!!!!!!

  8. PAULA CAZÈ disse:

    Não quero aqui ser inquisitora de ninguém.pois não vi nada, portanto fica dificil apontar…embora casos como esses aconteçam repetidamente.A igreja devia rever suas leis canonicas, pois acredito que esse maldito celibato termina por adoecer as pessoas que são privadas de viverem sua sexualidade sadiamente.Ora, pra entregar-se a Deus não precisamos passar por um martirio desses,acredito que esse encontro divinal deva ser sereno de mente limpa , sem culpas… Com essa tão velha concepção a igreja católica vai continuar a patrocinar escandalos desse tipo… se os padres podessem vivenciar a sua sexualidade ,acho que essa historia tomaria outro rumo.

  9. Paulo Raul dos Santos(raulzinho) disse:

    meus caros irmaos em Cristo, nao cabe a ninguem jugar, somente a Deus, mas é com grande odio que venho lhe dizer, que fiquem na de vcs, por que a Igreja Catolica sabe o que faz, nao precisa ninguem dá opiniao de ex-comungar o padre, ou dizer que Deus nao abita nessa Igreja, quem sao vcs para dizer isso, como se vcs tambem nao tivesse algum podre que ninguem saiba, antes d’agente acabar primeiro c/ a Igreja olha-se o que a Igreja tem de bom como, milhares de Franciscanos que estao nas ruas do mundo todo ajudando e dando comida aos pobres e ate pegando doenças graves e sem cura para salvar esses moradores de rua, mas vcs só veem o lado que entistresse a Igreja, que pena que Deus nao tirou a trave dos seus alhos para ver que essa é verdadeiramente a Igreja que ele fundou e que tem mais de dois mil anos e se essa nao for a Igreja de Jesus qual será, que eu saiba jesus só viveu até seus 33 anos e que eu me lembro ele morreu muito mais muito antes mesmo de 1517 e ele deixou foi pedro (hoje representado pelo PAPA) para tomar conta da IGREJA dele e nao lutero para fundar outra Igreja quando bem quesesse.nao tem o que duvidar a Igreja Catolica foi fundada por Jesus, é da Santissima Trindade, venera a virgem Maria, tem os filhos Santos como exemplos de santidade coisa que nenhuma outra igrejinha tem; e ainda mais tem as images des santos que serve para lembra-los e “nao para adora-los”

    doa em quem doer e se quiserem saiam para outras igrejas quem perde é vcs e que vivam felizes sem o Corpo de Deus e ainda mas sem a Igreja de Deus.

    Jesus diz que todos podem pregar, fazer milagres e espulsar demonios em nome dele mas cuidado quando chegarem no julgamento final Jesus pode dizer: eu nao vos conheço.

  10. Pe. Antonio disse:

    Primeiro respondo a Marco Antonio. Que você seja contra a Igreja, que seja contra mim, tudo bem. É um direito seu. Mas não seja parcial. Veja você que quem fugiu do tema não fui eu, foi um nosso irmão que fez comentários profundamente agressivos contra a Igreja Católica. Se não leu os comentários que ele fez, volte nas páginas anteriores do Blog e constatará o que estou a dizer. Se leu, não lhe disse que ele se afastou do assunto. Você não leu bem o que eu escrevi. Aproveitou logo para discordar, sem prestar atenção. Veja o que eu disse sobre o fato: O triste e lamentável fato, divulgado pela imprensa e por este blog, envolvendo o Pe. Josean provocou diversas reações, compreensíveis no contexto de nossas expectativas em relação a comportamentos sãos (sadios), éticos, morais e religiosos.

    No entanto, uma reação extremamente belicosa e agressiva chamou-me a atenção. Um dos leitores, ao comentar a noticia, extrapolou o tema e aproveitou o fato, lamentável em si mesmo, para destilar tanto ódio e agressividade contra a Igreja Católica, causando admiração a qualquer pessoa de bom senso atenta para o fato de que estamos a viver o terceiro milênio.

    DISSE QUE O FATO ERA LAMENTÁVEL E AS REAÇÕES SÃO NORMAIS DENTRO DE NOSSAS EXPECATATIVAS E DISSE QUE O NOSSO IRMÃO TINHA EXTRAPOLADO O TEMA.

    A Pedro também quero dizer que A Pastoral Carcerária do Regional NE II da CNBB ou de Recife escreveu uma carta onde fala das providencias que estão a ser tomadas para dar assistência ao Padre, que muita gente ai em Petrolina sabe que ele está profundamente doente. Não disse isso antes porque porque iriam aproveitar para para me acusar de que estava defendendo ou justificando o erro do padre. Quanto ao problema do aborto da menina em Recife, muita coisa foi esclarecida e a Igreja mostrou e publicou inclusive neste blog a assistência que foi dada à menina. Disse em meu comentário que as reações eram justas porque todos temos as melhores expectativas em relação ao comportamento dos adultos, de pessoas investidas em uma função assim educativa como do padre ou de um educador. E meu caro, pedofilia não é um problema da Igreja porque os padres são celibatários. Leia com atenção as noticias dos jornais e deste blog que você constatará isso. Espero que o blog divulgue a carta da Pastoral Carcerária que mostra a posição da Igreja. Além disso, quando eu falo ou escrevo sobre qualquer assunto, o faço em nome próprio, em meu nome, não represento o pensamento e nem a posição da Igreja. Digo o que penso como cidadão. Volte as páginas anteriores e leia comentários de outros católicos que expressaram seus pensamentos com os quais eu concordo e disse isso lá nas páginas passadas.

  11. Alex Vieira disse:

    Parabéns Pedro, não me recordava desse episódio lamentável. Enquanto o Padre Antõnio pede pra eu esquecer das atrocidades perpetradas pela igreja, porque estamos no terceiro milênio, esquece ele de sopesar o aborto decorrente de estupro, feto anencenfálico, gravidez indesejada, pesquisa com células tronco, aí simplesmente esquece que a igreja está inserida no terceiro milênio. Como a Igreja Católica é contraditória, pra dizer o mínimo.

    Esse comentário do Padre Antônio foi motivado pelos meus comentários na matéria sobre o Padre Pedófilo. Veja, se a igreja é a mesma pra excomungar quem aborta deveria ser a mesma pra expulsar os que praticam atos homossexuais, por que aversão ignominiosa aos olhos de Deus, segundo a Bíblia. E o Senhor Padre Antônio deveria saber que o que motivou Deus a destruir Sodoma e Gomorra foi exatamente o fato de aqueles homens tentarem abusar sexualmente de anjos enviados por Deus aq casa de Ló. Isso, Deus nunca tolerou, pelo menos é o que diz a Bíblia, quem crê nela não pode pensar diferente.

    E tem mais, Pio XII sabia das mortes em massa de Judeus, Ciganos, Homosexuais e minorias étnicas em geral, nos campos de concentração espalhados pela Alemanha e Polônia, tanto é que deu passagem livre para muitos oficiais das SS, com rota de fuga para Buenos Aires. Dessa forma escaparam Adolf Eichmann, Josef Mengele e Erich Priebke, genocidas que encontraram ajuda da igreja e porto seguro na América do Sul, (FONTE: REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA, FEVEREIRO DE 2009, Pág 36).

    Em 1933, Caro Padre Antônio, Hitler e o Cardeal Eugênio Pacelli (futuro papa PIO XII) foram os protagonistas da concordata através da qual o Estado Alemão e o Vaticano se reconheceram mutuamente. Ou seja, já naquela época pregava Hitler a supremacia da raça ariana e já começara a orquestrar o maior holocausto da história. Assim como fez um acordo sinistro com Mussolini o Papa Pio XI, assinando o tratado de Latrão que reconhecia o Vaticano como nação soberana e o Facista como soberano legitimado por Deus para governar a Itália e matar milhares de italianos, em 1919.

    Nos discursos de Natal de 1941 e 1942, no auge da tortura e da matança, o Papa fazia discursos evasivos e indiretos sem condenar o nazismo ou o antisemitismo. De sua própria janela no palálio eclesiásatico em Auschwitz o papa Pio XII viu milhares de judeus amontoados em caminhões rumo aos campos de concentração e não convocou o mundo a fazer nada. Qual o papel da igreja? Assistir atônita e inerte as barbaridades e ficar pensando em qual atitude melhor preservará a unidade e o patrimonio do vaticano?

    Como esperar atitude diferente também se a igreja igualmente a Hitler matava sem escrúpulos e sem critérios, julgando pela cor, idioma, hábitos e cultura.?

    E uma última informação histórica: Vocês sabiam que a Rainha Maria I, mãe de D. Jõao VI, a rainha louca, deixou de ministrar a vacina da varíola para o seu primeiro filho e herdeiro do trono, Henrique, porque acreditava que o poder divino iria salvá-lo? Resultado, o homem que estava preparado para ser rei não se permitiu viver porque a mais católica e carola de todas as rainhas da europa não acreditava na ciência, acreditava em ladainha de Bispo . Ora, faça-me o favor, Esses são os legados deixados pela igreja.

    Para os comentários do Padre Zezinho, reporto-me à literalidade de dois versículos bíblicos: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, NINGUÉM vem ao pai senão por MIM” (DISSE JESUS E NÃO MARIA OU PAULO) e 2ª timóteo 2:14 ” Há um só intermediador entre Deus e os Homens, Jesus Cristo, o justo”. Portanto, não há dúvidas: adoração de Maria ou de qualquer outro santo e os seus clamores a eles constitui idolatria. Não é a toa que o 2º mandamento bíblico, Êxodo 20, diz: NAO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA DOS CEUS OU DEBAIXO, NA TERRA, OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA”.

    Eu não sei por que é tão difícil pro católico parar com essa fixação por Maria e trocentos outros santos, se é obrigação de todos que querem ver a Deus serem santos, HB 12:14. Na verdade tem uma explicação histórica. O cristianismo foi imposto pelo império romano como religião oficial numa Roma em que todos tinham em casa a imagem de algum Deus, ou seja os Santos Católicos se multiplicavam para agradar os Romanos politeístas e hoje os católicos que pedem milagres aos milhares de santos por aí, fazem o mesmo culto idólatra que os romanos faziam. Aliás, as auréolas dos Santos católicos representam o Deus Sol, adorado pelos romanos, tanto é que eles saiam aos domingos para adorá-lo, por isso domingo se escreve em inglês Sunday, “dia do Sol”. o sétimo dia, na verdade é o Sábado, “sabah”, e a igreja confessou publicamente que mudou o dia de Deus. Se ela tem esse poder? Não sei, só sei que é um dos mandamentos sagrados que Deus deu a Moisés Ex, 20:10. E pra voces católicos que acham que o primeiro mandamento bíblico é amarás a teu Deus sobre todas as coisas, ledo engano, leiam a palavra, o primeiro mandamento é: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM”. E de fato vocês, alguns pelo menos, divinizam mais a mãe do que o filho do homem. A explicação para isso está na história, quanto mais santos para adorar, mais ofertas, mais igrejas, mais adornos suntuosos nas catedrais, ou seja, dinheiro, dinheiro e dinheiro tudo que essa igreja sempre desejou.

    Acho que está tudo aí. Passar bem, Irmãos.

  12. flavio disse:

    Interessante como a igreja católica gosta de transformar a mentira em verdade, e não me venha com essa ladainha de que é odio contra a igreja, a história dessa instituição mostra isso, são fatos e contra fatos não há argumentos. Essa carta do pe. zezinho não tem base biblica nenhuma, onde na biblia diz q maria pode interceder por alguem? No caso desse padre ja o transformaram em coitadinho, ele agora é a vitima, e o garoto e sua familia como fica?

  13. Josemir Gomes de Amorim disse:

    Para não me aprofundar no assunto, pois estou muito atarefado hoje, graças ao meu PAPAI querido, Criador de todo esse sistema complexo onde vivemos, que de maneira nenhuma poderia ser gerado pela TEORIA DA EVOLUÇÃO, pois essa, foi a maior besteira que um cientista poderia afirmar. Estou cheio de serviço. Portanto, vou concordar com alguns leitores, quando criticam a “santa” igreja católica, por buscar sempre os interesses de seus líderes, desde o início da Era Cristã, desviando o verdadeiro propósito do Evangelho da Bíblia Sagrada, que é fazer com que as pessoas AMEM A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
    Analiso de forma bastante imparcial, baseando-me exclusivamente, na Bíblia Sagrada, as diversas religiões que existem, sabendo que biblicamente, religiosidade não salva ninguém, nem tampouco costumes e tradições, levam o homem à DEUS.
    E é por isso, que percebo(só não enxerga quem não quer), que a “igreja caótica”, gerou e apoiou diversas mazelas e massacres humanos desde o início do Cristianismo, como por exemplo a “santa inquisição”, que dentre diversos fatos, tem aquele onde o astrônomo que afirmou que a Terra era redonda, teve que negar isso, para não ser queimado vivo. Mesmo sabendo-se, que a própria Bíblia já comentava a respeito da forma circular do planeta, em uma passagem do Texto Sagrado.
    Essa igreja, prega muitas coisas que vão de encontro ao que está inserido no Livro dos Evangelhos(antes e depois de CRISTO). Seus ensinamentos, só enganam aqueles que só estão interessados em agradar à sociedade, e não estão preocupados realmente, em praticar o que ensina o Evangelho verdadeiro. Como por exemplo:
    Que quem desceu à sepultura, não retorna(não existindo purgatório);
    Na oração, não usar de vãs repetições(como é o caso do padre Marcelo, que fica: Jesus,Jesus,Jesus,Jesus,…);
    É infelizmente, eu tenho que sair! Não deu para completar o raciocínio como eu gostaria! Fui!!!!!!!!!!!!

  14. Alex Vieira disse:

    Oh Raulzinho, grande besteira essa que Pedro é o primeiro Papa e qua igreja católica é a igreja fundada por Cristo. Vocês deixam de ler a história de propósito não é mesmo? Cristo até quis que Pedro o sucedesse, mas vocês não sabiam que Roma o matou da forma mais horrenda, transfixando diversas lanças através do seu corpo e o expondo em praça pública, isso alguns anos depois de matarem Cristo? Quem fundou a Igreja foi Constantino 250 anos depois da morte de Pedro, em 303 d.c, por decreto, tanto é que a igreja é CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. A verdadeira igreja cristã nunca esteve presa às paredes frias de uma catedral, nunca precisou de adornos suntuosos, em ouro e mármore. Deus nunca se agradou dos sacrifícios de sangue ou das riquezas que a igreja acumulou. “coração compungido e contrito não o desprezarás oh Deus” Salmo 51.

    Dom HELDER CAMARA chegou a dizer certa feita que a igreja acabaria com a pobreza do mundo se vendesse o seu ouro e distribuísse aos pobres, mas foi afastado e repreendido imediatamente. Disseram a ele: queres acabar com a nossa igreja?

    Se o fim dos tempos está próximo, como diz a bíblia, talvez já esteja na hora de a igreja se despojar do dinheiro, ouro, empresas e tesouros em favor dos pobres. Cristo, se vivesse hoje, e mandasse na igreja tentaria fazer isso, mas certamente o matariam mais rápido do que na outra vez!!! Reflitam….

  15. Fernando disse:

    Paula Cazé, a Igreja Católica não permite o casamento para os padres por questões patrimonialista: evitar a confusão do que é da Igreja e do que é do Padre. No final, tudo é da Igreja. Qualquer livro de História vai lhe esclarecer melhor isso.
    Esse debate sobre religião, tendo como caso concreto o ato do padre, trouxe à tona o que todos já sabiam que de sentimento Cristão os evangélicos só carregam os adesivos colocados nos seus carros. Hoje é fácil ser um ser humano bom basta entrar na Igreja Evangélica. Quanto ódio no coração desse povo. Igreja nenhuma salva. É o seu caráter na terra que vai valer. Viva sem prejudicar o próximo, e estarás seguindo os ensinamentos de Jesus.

  16. Pe. Antonio disse:

    Para todos que não entenderam o que eu escrevi inclusive para meu caro Alex que disse que não era Evangélico, mas não diz nada das outras igrejas que, como são feitas de homens, como bem disse Sebastião, tem também suas falhas. Não vou mais repetir isto:
    1. Eu não desviei da noticia sobre a prisão do padre. Alex obrigou-me a sair do tema para com as colocações que repete ainda comentando aqui o que escrevi.
    2. Em momento algum defendi o erro, crime ou pecado cometido pelo padre e nem o transformei em vitima. E nem defendi ou justifiquei, Alex, nenhum comportamento sexual. Onde foi que eu disse o padre estava correto!
    3. E como todos percebem que os comentários acabam sempre extrapolando o assunto para criticar e condenar os erros e desvios da Igreja Católica de forma muito subjetiva, tendenciosa, preconceituosa e parcial porque não existe erros em outras igrejas. É só a Igreja Católica que errou, quero deixar claro que também não disse em momento algum que a Igreja foi ou é perfeita. Não disse nada disso. Sou contra ampliar os erros da Igreja ou até mesmo inventar e esquecer que eem todas as instituições humanas tem falhas e erros. E como Alex é um grande estudioso da história da Igreja Católica, mas que só estuda as falhas, afirma que não é evangélico, logo, deve fazer um estudo mais objetivo, em vez de se deter só na Igreja Católica, estude também o outro lado para ser menos parcial. E para ajudar nesse estudo, vou pedir encarecidamente, ao proprietário do blog que publique uma matéria que preparei para encerrar esse assunto. Depois não digam que eu fugir do assunto para guerras de religiões….Pelo contrario, eu sou contra essa polémica e tenho muitos amigos evangélicos a quem respeito e tenho toda consideração. Mas sou obrigado a lembrar alguns fatos do passado assim como Alex e tantos comentaristas fazem em relação à Igreja Católica. E vamos encerrar esse assunto.

  17. Raimundo Francisco Filho disse:

    Parabéns, Alex.
    Você fechou, bateu o prego e virou a ponta.

  18. papa disse:

    parabéns padre Antonio, o senhor como sempre muito atento , e envolvido na defesa daquele que não podem se defender, continue assim autêntico colocando seu ponto de vista sem medo de críticas

  19. Carlos Miguel disse:

    É uma simples opinião más eu sempre desconfiei de Padre e de militar. É um negócio muito fechado até para se fazer uma visita é dificil. Aí, o povo faz todo tipo de juízo sobre esse pessoal. Olha o Bispo lugo cheio de filhos, olha os ditadores militares cheio de maldades. Lembrem da ditadura de 64 no Brasil. Não quero polimizar más essa é uma realidade.

  20. SONY CAMPOS disse:

    Bla,bla,bla, bla. Cuidado quem tem teto de vidro. Já pensaram se se faz uma devassa investigativa na vida de alguns religiosos da nossa cidade? Quantos comportamentos pedofilos não se descobriria.?. ou não ou sim? Lembrem ? Lembrem? Embora naquela epóca a coisa não tinha essa visibilidade. Hoje eu acho que estão mais cabreiros mais cuidadosos. Quem me avisa meu amigo é, não é?

  21. Palmeiras disse:

    ~Eita. Sony foi no ponto, foi na alma, embora subjetivamente. Tem casos sim, por sinal cabeludos que era muito bom que fôssem revirados e vinhecem à tona. Assim desmistificaria alguns que posam de exemplo de etica , de moral e bons costumes.

  22. pedro disse:

    inclusive vcs sony e palmeiras , deixem a vida das pessoas, quem são vcs mesmos pra julgar, que vcs tem a ver com a vida privada das pessoas , limpem primeiro a de vcs que deve ser suja, deixe a vida das pessoas em paz, vcs não são donos delas c hega!

  23. MEU lOURO disse:

    Como ficou zangado esse Pedro pelas simples sugestões dos blogueiros sobre possiveis casos de pedofilia dentro das igrejas da nossa região. Sei não? Tem que se discutir isso sim e parabens ao Palmeiras e a Sony pela coragem.

  24. Pe. Antonio disse:

    Eu não tinha lido ainda esses comentários de conteúdos semelhantes ao do leitor que se intitula “Meu Louro”, “Palmeiras” e “Sony Campos”. Estava sem poder acessar o blog. Vi hoje. Primeiro queria dizer mais uma vez que deveria existir uma lei ou se fazer para obrigar a quem quer fazer comentários insinuando crimes ou dimação a qualquer pessoa, que seja obrigada a se identificar. Eu não posso me esconder atrás de pseudônimo para ficar por aí atirando a torto e a direito insinuando isto ou aquilo sobre qualquer cidadão.
    Depois, gostaria de dizer sobre a opinião de Miguel que até faz sentido o que ele pensa a respeito de instituições, organizações fechadas e secretas, mas não só diretamente ligado a esse aspecto. Mas em geral. No que diz respeito, ao fato, a ciência, psicologia, sociologia, antropologia cultural e antropologia fislosófica, relfetindo sobre a natureza do ser humano, têm constatado que esses e outros são problemas da humanidade, do ser humano. E embora, alguns ambientes favoreçam a determinados comprotamentos, a instituição por si só não faz nenhum ser humano ser bom ou ruim. É uma série de fatos e experiências vividas no percurso da vida de cada um que contriui para definir formar ou deformar nossa personalidade. Por isso, como bem disse um comentarista aqui neste blog, esses e outros comportamentos são encontrados em todos as classes, meios culturais, religiosos e politicos. Além disso, os dados revelam que é no ambiente mais famiiar onde acontecem, às vezes mais abusos e violencias contra a crianca, seja a sexual ou outra…E que geralmente não são levados ao público. Isso não sou eu a dizer. Isso que lembro, não quer dizer que não se deva estar atento aos demais ambientes……

    Depois que lembrar a quem se referiu aos comentários como o blá- blá que quando um leitor faz um comentário, critica ou elogia alguma pessoa ou ação com fundamentos e argumentos sérios e honestos, estando disposto a ouvir o argumento do outros, não podem ser tachados de blá-blá os seus comentários. Como muitos fizeram. E que, embora eu não esteja representando Igreja alguma, falo em meu nome, o blog não é lugar para insinuações ou para si dirigir a pessoas ou instituições e dizer o que não se tem coragem de dizer claramente. Agora a Igreja se tornou objeto de ódios reprimidos ou sentimentos recalcados a ponto de ter de ouvir insinuações de devassa investigativa! Imaginem!!!! Se mantivéssemos esse interesse, tão fervoroso para investigar instituições ou pessoas, talvez o Brasil não estivesse assim como está, pois o nosso país é campeão da corrupção, de desvio de dinheiro público, de tantas ,mazelas inclusive com fatos nessa área. O que o povo tem feito!!!
    Depois, gostaria de dizer, que aqui no Blog não li nenhuma postura de alguem posando de exemplo de ética, de moral e de bons costumes. Pelo menos de nenhum católico. Quem está pousando como se fosse o certo, o ético é quem está sempre com o dedo apontado para os supostos erros dos outros. A única coisa que eu particularmente tenho defendido é a objetividade para vermos as coisas como são e não segundo a nossa visão subjetiva, ou seja, porque eu não sou simpático a uma religião, instituição ou pessoa, eu possa aproveitar a oportunidade para fazer meus comentários para atungir essas pessoas ou instituições e não para realizar um debate debate sério e honesto.
    Concordo com Pedro, geralmente quando se aponta um dedo para as outras pessoas, olhemos a nossa mão: temos quatro dedos apontando para nossos erros. Geralmente somos assim, ás vezes vemos com mais facilidade um cisco no olhos dos outros do que uma trave no nosso. Disso nos lembrou Jesus. E para encerrar, gostaria de lembrar que a ética e a moral não se restringe apenas à etica e moral sexual, a ética e a moral ambrange toda nossa vida. Com isso não quero dizer que devamos descuidar do comportamento na área da sexualidade e priorizar os demais aspectos. Mas devemos ver o homem de forma integral, em todas as suas dimensões.

  25. cyntinha disse:

    Eu continuo sendo e preferindo a igreja catolica. pois toda esquina agora inventam uma igreja PROTESTANTE, e cada uma com nome diferente, conheço tanto evangelico, que nao presta, e faz absurso, que fico chocada.
    me poupem…
    é como diz..a Maria auxiliadora. O mal está dentro do ser humano, independentemente da religião, temos que ser mais tolerantes e fraternos, pois todos, sem distinção, somos filhos do mesmo Deus!
    ..

  26. Liberacia disse:

    Pe.Antonio
    Parabéns pela coragem, pois muitos se esconden e os do contra …. aproveitam para denigrir a imagem da Igreja.Sou contra a pedofolia. é um crime absurdo, devemos pensar nos nossos filhos. Mas somos seres humano,carne fragil e tmb as provações, o inimigo .Quem atirou a primeira pedra na Prostituta?Devemos vigiar em oraçõa sermos combatentes contra o inimigo nenhuma religião esta livre……

  27. LU disse:

    esses catolicos de petrolina são tão parecidos coitadinhos rsrsrs
    esse lenga lenga q tem gente ruim em toda parte todo mundo já sabe, mas e ai?kd a solidariedade com o garoto e com a familia?e os medicos q foram exconmungados??a diferença entre os catolicos e protestantes é q QUANDO UM PASTOR OU QUALQUER EVANGELICO FAZ ALGO ERRADO , NOS ASSUMIMOS E DIZEMOS Q FOI ERRADO E Q A JUSTIÇA FAÇA SUA PARTE,,,JÁ OS CATOLICOS COLOCAM PANOS QUENTES, QUEREM JOGAR DEBAIXO DO TAPETE A SUJEIRA,E NIGUEM PODE COMENTAT NADA Q SAEM LOGO DIZENDO Q TEMOS Q TER “FRATERNIDADE”RSRSRS VC´S SÃO UMA PIADA, NÃO TEM CONVICÇÃO NO Q ACREDITAM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários