Como este Blog mostrou ontem (29), o padre Antonio Moreno não é mais diretor do Colégio Dom Bosco de Petrolina. Ele renunciou ao cargo e em se lugar assumiu temporariamente o bispo diocesano Dom Francisco Canindé Palhano, que ocupará o cargo até que um novo diretor seja nomeado. Padre Antonio divulgou um comunicado sobre a sua saída, no qual afirma ter a consciência do “dever cumprido” – pois, segundo ele, o colégio está “numa situação privilegiada“. Ele ficou por quase três anos à frente da direção na escola.
Apesar de tudo, Padre Antonio lamenta uma situação: segundo ele, “não lhe foi permitido” abraçar e se despedir dos professores, colaboradores e alunos. Segundo o padre, a condução do processo da sua saída foi “desumana“. Por fim, ele agradeceu aos pais, alunos, professores e demais funcionários. O Blog deixa o espaço reservado ao bispo diocesano, que conduziu a renúncia.
Acompanhem a íntegra do comunicado divulgado por padre Antonio:
É sempre assim, não sei, é desumano.
Uma entidade religiosa, não iria demitir o diretor de sua instituição se realmente ele fosse competente.
Não vi um professor, um colaborador ou aluno reagir contra o fato.
Não permitir que ele retornasse a escola para cumprimentar seus pares, é ainda mais revelador, porque dessa forma?
Conte-nos o que não foi dito, Carlos Britto.
Não disse que está história de RENÚNCIA era conversa. E o resultado das auditorias, infelizmente, não vamos ficar sabendo.
utiliza o papel timbrado do colégio? E assina como diretor? Estranho. O Bispo permitiu esse “desabafo”?
Graças a Deus!!! Mas que falta de respeito para com o Bispo
Chamou o Bispo de anticristão kkkk. Só espero que o Bispo coloque um administrador, e não um político
Eu não disse Tonha? Olha aí: Aqui se faz, aqui se paga!!
Não tô entendendo nada, como foi renúncia se não deu nem para se despedir, muito estranho. uma vida dedicada a uma instituição que a professora Terezinha
O CDB vai reviver!
A diretoria vivia demitindo professores e funcionários renomados, com décadas de serviços prestados ao colégio. Nem seu “João da banquinha” escapou das decisões . Após estudar por anos no Colégio Dom Bosco, HOJE assevero com certeza que bons tempos eram aqueles em que Teresinha Teixeira geria a instituição. Decisão, portanto, acertada de Dom Francisco, que já mostrou a que veio.
O Sr. Bispo foi o primeiro vi se apresentar na Câmara de Vereadores de Petrolina, será que êle é político? ultimamente tenho ouvido só polêmicas sobre o clero de Petrolina, muito diferente dos tempos de D. Avelar Brandão Vilela, D. Antônio Campelo de Aragão, D. Gerarde Pontes, tempos em que os cidadãos petrolinenses reverenciavam quando esses Bispos passavam, claro que os tempos são outros, o povo evoluiu com a internet, com a intranet, nas liberdades, mas involuiu na educação, no respeito a autoridade, na crença de cada um. Também nunca vi nenhum Bispo assumir a Direção do Colégio D. Bosco, mesmo porque o seu tempo deve ser escasso, não sei se posso dizer ser tal ação de absolutismo, acho que a saída do Padre Antonio deveria ser uma situação trabalhada, com inteligência, com o conhecimento do mesmo, passando as coisas para um seu substituto, sem alardes, sem disse me disse, pois ele não somente é gente como um Clérico, um Padre, será que ele será deposto da batina pelo Bispo? será que ele será desterrado de Petrolina pelo Bispo? aí será absolutismo puro.
Quem achava Pe Antonio ruim, agora sente e espere o que vem por aí… quer reinar soberana para seu rebanho de ovelhinhas.
O bispo eh uma pessoa de respeito, em pouco tempo está mudando a diocese, n para pior ,mas como ela deve ser!!!
Não estou aqui para tecer comentários ao mérito da decisão que mudou a Direção da instituição, nem tampouco sobre o processo de transição. Contudo, necessário se faz ressaltar, como pai de aluno, que a gestão do Padre Antônio foi pautada em sinônimo de eficiência, com uma proposta pedagógica de excelência. Aproveitamos o momento para desejar sucesso a nova Direção.
Quem pensa que deixar a direcao do colegio dom Bosco é um castigo para mim esta completamente equivocado. Nao busquei cargo ou prestigio. Atendi nao a uma ordem ou determinacao de uma autoridade administrativa mas a uma solicitacao de nosso bispo emérito, D. Manoel. Uma solicitacao feita em processo democrativo e eclesial no Colegio de consulltores da diocese de Petrolina. Aceitei para colaborar com a diocese a levar adiante uma obra diocesana. Uma prerrogativa do bispo. O objetivo foi dar continuidade á acao educatica do colegio. Nunca foi contrapor uma gestao a outra. Comparar pra elevar uma e desqualificar outra. Jamais D. Manoel pensaria tal objetivo. Aqueles que insistem e voltam agora com a mesma visao de quando assumi a direcao do CDB em 2016 contrapondo as gestões e procurando desqualificar a nossa gestao e a minha pessoa nao estao interessados no bem da diocese e muito menos com o fortalecomento do colégio. Sao movidos por interesses escusos. Nem sao catolicos. Exigem respeito ao bispo atual da diocese quando ninguem o desrespeitou. Apenas falei da forma como foi conduzido o processo. Nenhuma falta de respeito. Quem é cristao catolico jamais faria comentarios do nivel da maioria que li aqui. Sao das mesmas pessoas que fizeram oposicao ferrenha quando assumimos a gestao. Se o bispo atual merece respeito o emerito tambem merece e o padre ou melhor, todos nós merecemos. Toda pessoa humana deve ser respeitada. Que interesse teria um catolico ao comparar a gestao da diocese e de uma escola catolica e seus respectivos gestores?
Atingir e criticar pessoas? A mim? Para quem se diz catolico e diz defender o colegio dom bosco, a diocese e o bispo o Advento é um tempo apropriado pra uma reflexao profunda sobre as motivacões para para sentir prazer em atacar e criticar de forma tao vil o seu proximo????? Perguntem aos pais, aos professores e aos alunos de agora qual a avaliacao que fazem do Colegio hoje? Esses que polemizam nem sao alunos e nem tem filhos estudando no CDB. Estao interessados em que? Os verdadeiros interessados falam diretamente e pessoalmente a mim. E nao mas redes sociais. E tenho recebido de pais depoimentos comoventes a respeito da gestao da educacao no colegio dom bosco. Temos recebido inumeros depoimentos de satisfacao com o ensino do colegio dom bosco inclusive de inumeros pais evangélicos extremamente satisfeitos com o D. Bosco. Obrigado. Muitos catolicos e evangélicos nao fazem isso nas redes sociais com receio dos ataques e criticas carregados de odio. Concluindo: deixar a direcao do colegio para mim nao é um castigo. Nao sofro por isso. A unica coisa que questionei foi a forma. E auditoria fomos nós que solicitamos e foi feita . Nao por solicitacao do dom francisco.
Os professores que foram demitidos também tiveram tempo de se despedir dos seus alunos e dos seus demais colegas? Você só está colhendo o que plantou. Simples assim.
Provérbios 22:8