Padre manda carta a Dom Cappio defendendo a transposição

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2009 às 11:56

O Blog vai divulgar, agora, uma carta do padre do município de Santa Cruz (PB), Djacy Brasileiro enviada ao bispo de Barra (BA), Dom Luiz Cappio. A carta é datada do dia 22 de outubro e defende a transposição do São Francisco, ao contrário de Dom Cappio.

Apesar de extensa, a carta expressa a opinião do padre Djacy em defesa da transposição e do presidente Lula. Confiram:

transposição 3Meu caro irmão de caminhada na fé, com todo respeito que tenho ao senhor, como Bispo, peço-lhe: ponha na sua cabeça, que o Presidente Lula não está mentindo, enganando e nem tão pouco, matando o rio, pelo contrário, ele, com sua coragem, determinação política e com as bênçãos do Deus da vida, vai fazer com que milhões de nordestinos tenham o direito de usufruir das águas do rio São Francisco, que afinal, é de todos os brasileiros. Esse rio é de Integração Nacional, e o senhor sabe muito bem disso. Esses doze milhões de nordestinos, que clamam por um pouco d água, também são brasileiros, portanto, têm o mesmo direito que seus conterrâneos da Bahia.

Essa caravana presidencial, visitando as obras de transposição em andamento, não é uma farsa, uma enganação, pois, o Presidente Lula é sério, sensível, humano, que tem compromisso com o povo sofredor do meu querido nordeste. Ele é um sertanejo que sabe o que é seca com suas nefastas conseqüências. Por essa razão, a transposição é, para ele, uma questão de honra. Tenho a absoluta convicção, que Deus o tem como enviado para libertar da sede milhões de filhos seus.

Esse Deus da vida está dando-lhe coragem, força, ânimo e garra para fazer acontecer esse sonho secular. Até diria, que entre os grandes empresários do agronegócio, que são contra a transposição, e lula que é a favor, Deus está com este. Disto não tenho dúvida. Afinal, assim como Javé usou o rei da Persa ,Ciro, para libertar seu povo do cativeiro da Babilônia, da mesma forma, está usando o Presidente Lula para libertar do cativeiro da seca, milhões de seres humanos.

Querido irmão, para o senhor, o Presidente, obstinado por esse projeto redentor, vai matar o rio; já eu digo o contrário: ele vai salvar milhões de vidas humanas, tenho absoluta convicção. Aí está o verdadeiro show da vida. E show mesmo, dom Cappio, será quando estivermos bebendo das benditas águas do São Francisco. Queira ou não queira, esse show da vida vai acontecer, pois Deus está ouvindo as preces dos milhões de sedentos e dando força e coragem a esse bravo Presidente, que tem sangue de nordestino. As nossas orações estão chegando aos ouvidos de Deus: “Ouvi o clamor do meu povo, por isso, desci para libertá-lo”.

Querido irmão, o senhor pensa na vida do rio, Lula, além de pensar no rio, pensa em milhões de nordestinos que clamam, noite e dia, por água. Que coisa mais linda, Dom Cappio, esse Presidente com cara de sertanejo, com marcas indeléveis de sua história sofrida, dizer: “As obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco representam o pagamento de uma dívida histórica do país com o povo nordestino que convive há séculos com o problema da seca”. Só quem não tem coração, sensibilidade humana e cristã não compreende a extensão e profundidade dessas palavras proféticas.

Ouvindo essas palavras do Presidente, faço-lhe um pedido de irmão no sacerdócio: Dom Cappio, meu querido pastor, ouça o clamor do rio que está morrendo, conforme diz o senhor, mas, acima de tudo, queira ser complacente com o grito pungente de doze milhões de seres humanos, que desejam saciar sua sede com um pouquinho das águas do velho Chico. É só um pouquinho desse líquido “franciscano”, querido irmão.E por conta desse pouco de água , o rio não vai secar.Também, queira ser consciente, que tudo que existe na natureza é para usufruto do ser humano.Com essa postura cívica e cristã, o senhor estará prestando um grande serviço ao nordeste e por que não dizer, ao povo brasileiro e certamente, estará agradando ao Deus da vida.E seu nome ficará registrado no livro da história da vida, como alguém que, na sua doação extrema, contribuiu para salvar milhões de sedentos do nordeste brasileiro.

Querido irmão dom Cappio, em tempo de estiagem, venha passar um dia comigo, para ver de perto o drama do povo deste sertão paraibano. O senhor presenciará cenas dramáticas, clamorosas e certamente, haverá de chorar. E o meu irmão compreenderá minha posição favorável à transposição. Pois, se sou a favor desse projeto, é porque o vejo como uma das melhores alternativas para amenizar o drama de um povo que secularmente sofre e como sofre. E também, pelo fato de sentir na minha pele as conseqüências devastadoras da seca. Quantas lágrimas, quanta dor, quantas agonias neste sertão em tempo de seca. Dessa realidade tétrica, sou testemunha.

Por isso, querido irmão, peço-lhe, que use de sua consciência cristã e assim, entenda a importância, a eficácia desse projeto de transposição. Não se trata de um projeto aleatório, eleitoreiro e nem demagógico. Lula vai sim, repito, dar um verdadeiro show da vida, quando inaugurar,em 2010, o eixo leste, aqui na minha querida e sofrida Paraíba. O senhor está convidado para presenciar esse show extraordinário da vida. Venha ver a felicidade do povo paraibano.

Querido irmão, seja otimista, esperançoso, dê uma chance a esperança, pense positivo, acreditando que Deus criou esse rio para todos, sobretudo para os sedentos. Minha Paraíba tem o direito de crescer economicamente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do seu povo, a exemplo da região de Petrolina e juazeiro nos estados de Pernambuco e Bahia. Ora, o senhor sabe melhor do que eu, que Jesus fora um ferrenho defensor da vida, por isso, dissera: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. Então, caro irmão, esses doze milhões de pessoas humanas não merecem viver com dignidade?

Ora, se merecem viver dignamente, então, aprendamos a partilhar, como bem ensinara São Francisco de Assis. Por fim, meu irmão, no dia da inauguração, na minha igreja, os sinos tocarão como expressão de festa, de alegria e de libertação. Aliás, não usemos os sinos de nossas igrejas para agouro.

Basta de tanta desgraça na vida do povo. Até diria, que toques fúnebres sempre aconteceram neste nordeste afora, anunciando tantas mortes de irmãos vítima da seca.E se essa água não chegar para nosso sertão, através da transposição, toques fúnebres ecoarão, anunciando que mais um irmão ou irmã morrera vítima das conseqüências danosas das longas estiagens.

Querido Dom Cappio, perdoe-me a ousadia, as palavras ásperas, pois tenho que desabafar, devido que meu coração não agüenta mais tanta indignação: O senhor, com seu posicionamento contrário à transposição, está na contra mão do Evangelho, da vida , e por que não dizer, do Reino de Deus.

Pois, seu posicionamento radical, irredutível, como religioso, tem causado enorme constrangimento e revolta na vida desses doze milhões de nordestinos. Quanto a mim, tenho sentido profunda tristeza e decepção.

Que Deus o abençoe e o faça verdadeiro defensor dos que clamam por um 1,4% das águas do rio São Francisco. Um abraço fraterno, na esperança de encontrá-lo na celebração da vida.

Santa Cruz – PB, em 22 de outubro de 2009.

Padre Djacy Brasileiro, apaixonado pela vida do seu povo sofrido.

Padre manda carta a Dom Cappio defendendo a transposição

  1. Antonio Roque Citadini disse:

    Esse Padre Djacy, devia conhecer a realidade das cidades ribeirinhas, onde a 10 e 15 km do Rio, o povo morre de sede.. um exemplo claro é o Salitre. Se entre 10 e 15 km do Rio, os problemas ainda não foram resolvidos, pq levar a agua a 1000 km como solução dos problemas? vamos primeiro resolver o dever de casa e depois disso levar agua a nossos irmaos nordestinos dos outros estados.

  2. Ricardo Teixeira disse:

    Gostaria que levam-se uma mensagem ao padre Djacy, com essa carta ele é avaliador do projeto de transposição e como avaliador, quando a obra estiver pronta, que seja o primeiro a FISCALIZAR se a obra é voltada mesmo para os MILHÕES de nordestinos sedentos ou se é para os MILHÕES DE MORADORES das cidades a serem abastecidas e para o dinheiro do AGRONEGÓCIO.

    Queira Deus que a transposição seja realmente para os sedentos nordestinos, disso estamos a favor. Nossa CONVICÇÃO é que mais uma vez esses sedentos serão utilizados como MOEDA DE TROCA para beneficiar mais uma vez QUEM NÃO PRECISA.

    Que o PADRE seja AVALISTA da transposição é que no futuro SEJE cobrado, GUARDEM A CARTA POR FAVOR, para cobranças futuras.

  3. Petrolinense disse:

    Carlos Britto. Até que enfim alguém com argumentos suficientes pra se contrapor ao Bispo baiano, segregador de água. Sou totalmente a favor da transposição e do presidente Lula, homem corajoso e trabalhador que finalmente va levar água a todo povo nordestino.
    Sr Antônio o sr deve cobrar dos governos municipais e do governo Eduardo, pois nao é tarefa do presidente abastecimento de água. Ele ta levando agua, com a tranposiçao, maqs certamente nao vai deixar na porta de cada um. Os outros niveis de governos devem fazer sua parte, com o sistema de abastecimento dos Estados. Aqui em PE, especificamente em Petrolina pagamos um absurdo pela conta de água graças à “bondade” do governador….

  4. Feeling disse:

    Deus que me perdoe mas esse padre parece que não bate muito bem!
    Claro que ele vai defender essa obra irresponsável! Basta ver o estado de onde ele escreveu (Paraíba)!
    Lula por acaso é algum vidente?? Será que de fato ele não pode errar?? Como o padre mesmo disse ele é humano!! O que me deixa perplexo é a grande certeza dos prós de que a obra dará certo!
    PeloamordeDeus! Povo sofrido de fato é todo nordestino e essa desculpinha não cola mais! Vai faltar água aqui e lá!
    Será que não conseguem visualizar aonde essas águas vão passar(Terra de grandes latifundiários)?
    Isso só vai acentuar ainda mais a luta por terras no NE! O semi-árido não foi feito para irrigação (real propósito dessa obra) ! Paciência!
    Ao invés do Bispo ir a Paraíba, porque o padre não vem ao Vale ver de fato que o Rio sim é que está sofrido e precisando de ajuda! NENHUMA OUTRA REGIÃO VAI CRESCER COM A IRRIGAÇÃO COMO JUAZEIRO E PETROLINA.

  5. carmonilton leopoldo do carmo presidente da assciação de moradores do bairro joão xxxlll disse:

    Padre Adjacy , bonito sua carta em defesa do povo nortestino ! também te agradeço ! sou nordestino. defender o nordestino é um trabalho de todos , pois somos sofridos e precisamos do apoio e a compreensão de todos movimentos existentes em nosso brasil. padre é um absudo algumas letras de sua carta ; o nosso bispo dom luiz tem sido bastante sensivel para com o povo nordestino quando defende o rio . acho que o senhor ainda não entendeu o trabalho desenvolvido por dom luiz . revitalizar e depois transpor , o rio está morrendo e não vai suportar a ignorancia e a falta de conhecimento presidente (LULA) e do senhor padre adjacy É CLARO!

  6. Odilon Filho disse:

    Caro Padre Djaci, Deus fez sua obras para o homem preservar e não para adaptar de acordo com as necessidades politicas. O Sr. acha que o Dom Luiz está sendo radical e irredutivel, mas se essa obra se concretizar (nunca, sempre mexeram perto de eleição) o rio só tende a perder, pois os danos são irreversiveis. Ao Sr. conhecedor do Livro Sagrado deveria apoia-lo, e que para os que não tem o conhecimento e estão indo de acordo com a transposição lhe repasso “Perdoe-os pai eles não sabem o que fazem…”
    E outra só comecei a ler mas não terminei, parece até alguem mandando o Sr. aparecer sendo da mesma doutrina ridicularizando o seu colega.

  7. Fernando disse:

    Que texto sem pé nem cabeça. Esse religioso precisa urgentemente passar por uma consulta psicológica sob pena de colocar a Igreja Católica em situação de constrangimento. Por pouco ele não coloca Lula como o novo Messias. Igreja Católica intervenção neste senhor urgentemente.

  8. fatima disse:

    É melhor deixar o Rio São Francisco onde ele está. Deus sabe o que faz.. O São Francisco está perdendendo suas forças e a natureza é sábia. Deus criou o mundo e pediu o homem para cuidar e não para ser dono. Esse padre está ficando maluco! O padre Cícero avisou que o São Francisco ia dá cacimba. Cuidado com as previsões dele.

  9. Ana Cristina disse:

    E o Piauí ?
    É o estado mais seco e um dos mais pobres do País e ninquém tenta resolver a situação notoria e sempre calamitosa deste estado.É uma vergonha os enteresse por trás desta transposição de águas.

  10. Pe. Antonio Moreno disse:

    O Pe. Djacy como qualquer cidadão tem direito de expressar sua opinião a favor deste ou daquele porjeto. Infelizmente, a suaposição é totalmente equivocada porque falta fundamentação técnica, conhecimento geografico, ambiental e sobretudo por não entender a posição de D. Luiz Cappio. Dom Luiz não está contra os nordestinos, pelo contrario, é por saber p mal que os impactos do projeto da transposição pode causar à região e aos nordestinos que ele assumiu essa posição. O Padre precisa se informar melhor sobre o Projeto e deveria saber que a posição de D. Luiz Cappio não é uma posição isolada, mas são inumeras organizações, estudiosos, cientistas, ambientalistas e milhares de nosdestinos que também defendem a mesma posição. Acho que deveria procurar conhecer melhor o Projeto, ouvindo e analisando o que diz o governo e o que dizem os estudiosos da questão. Se ele tivesse feito esse estudo, não publicaria essa carta, pois D. Cappio já recebeu várias homenagens e prêmios por sua luta em favor da vida do Rio e dos Nordestinos.

  11. Francisco disse:

    Até que enfim apareceu alguém da igreja católica para se contrapor a esse egoísmo pregado pelo bispo da Barra (nesse caso)e aplaudido pela grande mídia nacional e opositores do governo,como se negar água a quem tem sede fosse defesa de direitos humanos e da vida.O bispo não é nordestino e nunca passou sede nem quando fez greve de fome em Sobradinho,pois lá ele foi muito bem assistido.Bom seria que ele passase ao menos um ano na região da seca longe do rio.Certamente mudaria de opnião a menos que sua causa seja ideológica.Com certeza o padre Djacy não vai receber homenagem alguma pelo seu desabafo ,mas a justiça divina certamente o recompensará por ter levantado sua voz a favor desses milhões de nordestinos.Conforme a bíblia, que o bispo mesmo conhece, não se nega água nem para os inimigos.

    Romanos 12:20
    Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de BEBER.

  12. Lucas Castro disse:

    desaponta o comentário preconceituoso do Senhor “Feeling” digno de processo.

    “Claro que ele vai defender essa obra irresponsável! Basta ver o estado de onde ele escreveu (Paraíba)!” Feeling

    COMPREENDO O CLAMOR DESTE PADRE MAIS TB COMPREENDO E SEI A ATUAL SITUAÇÃO EM QUE O RIO SE ENCONTRA, ACREDITO EU QUE ANTES DAS OBRAS TEREM COMEÇADO DEVERIA TER SIDO FEITO UM MINUNCIOSO TRABALHO AMBIENTAL E UMA ANÁLIZE PROFUNDA DAS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS QUE PODERIA SOFRE O RIO. O POVO FICA CRIANDO IDÉIAS NA CABEÇA USANDO DE UMA FILOSOFIA BARATA SEM BASES QUE COMPROVEM ALGO.FICAM AI DISCUTINDO E OS PROBLEMAS FICAM AI SEM SOLUÇÃO. ESTUDARR MEU POVO, A SOLUÇÃO É ESTUDARRR!

  13. josenato disse:

    Não existirá transposição! O rio São Francisco continuará no seu curso normal. Em Cabrobó será captado apenas 26,4 m/s. OU SEJA, MAIS OU MENOS O QUE É CAPTADO PARA IRRIGAR O PROJETO SENADOR NILO COÊLHO E MUITO MENOS DO QUE SERÁ CAPTADO PARA IRRIGAR O PROJETO SALITRE. Fazer questão por essa quantidade de água é muita mesquinharia.
    O que existe é um projeto muito bem elaborado de integração de bacias, priorizando a revitalização do “Velho Chico”. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o padre pela coragem e sinceridade como se contrapôs a esse bispo demagogo e egoísta, na defesa do tão sofrido povo nordestino. Outrossim aproveito para render homenagem, ao grande, o melhor presidente de todos os tempos-LULA, que teve a determinação de levar esse projeto adiante. Recomendo aos comentaristas: – lerem o projeto no site:www.integraçao.gov.br/saofrancisco
    – o dicionário para entenderem o significado da palavra transposição.

  14. Odilon Filho disse:

    Caro Francisco, você sabe onde fica localizador o maior açude do mundo? CEARÁ meu filho, essa obra poderia deslocar ramificações do oceano de água como é chamado aquele açude e ainda estudos fazerem uma forma de perenizar um rio atraves delas.
    O Rio São Francisco está degradado precisa de uma REVITALIZAÇÃO! É a maior irresponsabilidade que já por toda a minha vida e olha que estou bem pertinho da obra e estou vendo os beneficios FINANCEIROS para região, mas não adianta ter dinheiro no bolso sem agua para matar sede.

  15. Denio disse:

    quero parabenizar por esta carta,a demagojia com que muitos falços ambientalistas vem tratando esse projeto é muito triste,pois o nordeste nuca foi valorizado como agora ,a quantidade de investimentos feito em todo nordeste é sem pressedencia na hitória do brasil.O velho chico hoje é controlado pelo homem que regulam as comportas das hidreleticas,como se fossem caixas dáguas e por tanto quem vai definir a quantidade de água a corre no velho chico nao é mais a chuva ou deus é o homem com sua sabedoia.

  16. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Conheço o projeto de transposição de ponta a cabeça, conheço o EIA-RIMA decorado.

    Mas tem uns alienados que nunca leram e vem aqui falar um monte baboseiras.

    o EIA-RIMA foi elaborado de forma amadora, sem nenhuma técnica. Parece mais que Ciro Gomes copiou da internet de algum aluno da 1ª série do ensino fundamental, de tão infantil e cheio de erros.

    Um exemplo só: como um canal de 5x25m (totalizando 125m2) só vai captar 24 m3?

    O período chuvoso do Vale do São do São Francisco coincide com as chuvas do Ceará. Então esse papo de que só vai bombear a água pra transposição quando a barragem de sobradinho estiver vertendo é uma mentira deslavada!

    São tantas mentiras e erros no projeto que não adianta comentar, nem adiantaria, pois os ouvidos dos brasileiros estão tampados!

    A ditadura do PT estar em andamento! Deus nos salvem!

  17. Margarida disse:

    Antes de se pensar em transposição, os responsáveis por esse projeto, deveriam entender de Geografia, Ciências, Ecologia, Religião, Economia, Sociologia… para serem capazes de enxergar a inviabilidade desse projeto. Acho que a única coisa da qual entendem, é como enrolar o povo e fazer valer os interesses políticos de Lula para as suas próximas candidaturas. Por interesses próprios, pessoas egoístas e ignorantes, perdem até a dignidade e a alma. Devia ser proibido utilizar-se de pseudônimos nos blogs, para que pessoas tipo esse que se intitula petrolinense,que certamente não é, não tivessem a oportunidade de querer envergonhar o nosso povo.

  18. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Sr. Padre com todo respeito. Fazer caridade com o sofrimento dos outros é muito bonito e fácil.

    O Sr. precisa aprender um pouco de economia, engenharia, agricultura, e até mesmo um pouco de filosofia, talvez você tenha faltado essas aulas durante o seminário.

    Quero ver quem vai ter pena do sanfranciscanos quando estes forem jogados no olho da rua pelas empresas agrícolas e toda a sua cadeia econômica (casas de materiais agrícolas, comércio, etc) no momento em que fecharem as portas e se transferirem para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte!

    Com certeza o q aqui defendem a transposição não vão ser atingidos diretamente (como eu não vou) com o desemprego, pois vivem de mamar um emprego da prefeitura, de Eduardo Campos ou de Lulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários