Começou agora há pouco no auditório do Sest/Senat em Petrolina a palestra ‘Qualidade nos serviços de logística’. O evento – que tem como palestrante o presidente da Associação Nordestina de Logística, Fernando Trigueiro (foto) – é direcionado a empresários que buscam otimizar a produção e reduzir os custos através da ferramenta.
O encontro é um “aperitivo” do que será abordado na Feira Movimat Transporte e Logística Nordeste, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de março em Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O evento contará com seminários sobre a logística no Brasil, os serviços e tipos da ferramenta.
“Na palestra de hoje, nós vamos mostrar aos empresários a importância de sempre se atualizarem para manter a competitividade e conquistar novos clientes. Todos os dias chegam multinacionais estruturadas a nossa região, então as empresas devem parar para perceber que as coisas estão mudando com muita velocidade”, explicou.
A ideia é mostrar aos participantes como otimizar a produção, desde a chegada e a estocagem da matéria-prima à distribuição do produto ou serviço aos clientes. Para Trigueiro, a logística é responsável por manter o grau de satisfação dos clientes e indispensável até mesmo dentro de casa.
“O problema é que se fala muito em satisfação do cliente, mas não se pratica. O exemplo disso é a quantidade de Procons espalhados pelo país porque as empresas estão deixando os clientes insatisfeitos. A logística faz isso acontecer: eu pego o produto, envio esse produto e ele chegará à casa do cliente exatamente como ele pediu, no dia e na hora em que solicitou. Se pararmos para analisar, a logística existe até dentro de casa, seja na reorganização da sala ou até na disposição dos produtos do mercado”, analisou.