Um tubérculo conhecido da região foi o centro das discussões, ontem (24), na Casa Plínio Amorim em Petrolina. O uso da mandioca em vários alimentos, inclusive no pão francês, chamou atenção dos vereadores e do público presente à sessão ordinária da Casa.
Convidado para falar sobre o assunto, o engenheiro agrônomo da Embrapa Joselito da Silva Motta (foto), da cidade de Cruz das Almas (BA), destacou o emprego da fécula da mandioca num dos alimentos mais consumidos no País, o pão francês (ou pão de sal, como é conhecido na região).
O projeto, de autoria dos vereadores Dr.Pérsio Antunes e Cristina Costa, foi elogiado pelo engenheiro. Na sua palestra, Motta ressaltou que a adição da fécula da mandioca ao trigo utilizado para fazer o pão, na proporção de 12% a 15%, não altera em nada o sabor do alimento, além de torná-lo ainda mais nutritivo.
Na ocasião o engenheiro mostrou um vídeo com uma reportagem sobre o uso da mandioca em vários tipos de receitas, como sucos, doces e salgadinhos. Segundo Motta, além de ser rica em fibras, cálcio e potássio, a mandioca pode estimular os pequenos agricultores locais, uma vez que encontra na região as condições ideais para ser produzida.
Agora, é necessário que os nossos representantes políticos se empenhem em solucionar os problemas das casas de farinhas de nossa região, para que tenhamos sempre a matéria-prima. Não adianta ter uma lei que autoriza a adição da fécula de mandioca aos derivados de trigo se não temos a fécula para atender a demanda gerada apos a promulgação da lei.
Falaram em quanto aumenta o custo de fabricação? Se fosse esse milagre que Dr. Pérsio quer obrar, voces não acham que outros municípios já estariam usando?
Carlos Britto, desejo parabenizá-lo por esta matéria com o engenheiro da Embrapa, sobre a cultura da mandioca em nossa região. Saliento que o Deputado GONZAGA PATRIOTA, no ano passado, conseguiu fazer com que a CONAB adquirisse toda a farinha de mandioca de Petrolina, além de outras culturas da agricultura familiar da região. Este ano Gonzaga Patriota colocou à disposição da EMBRAPA, R$ 150.000,00 para cursos e casas de farinha na região. Isso tudo é importante para o homem do campo.
JOSÉ JOÃO DA SILVA
Antigamente era Pizza que se dava em política Pizza – > Trigo.
Agora a vítima é o Pão francês – > Fécula + Trigo.
Tudo a ver. E o resto… é politica.
Ao engenheiro, parabéns pela pesquisa.