Trabalhadores rurais e a comunidades em geral do Perímetro Maria Tereza (KM 25), Zona Rural de Petrolina, participaram na última sexta-feira (25) de uma palestra sobre descarte adequado de recipientes de agrotóxicos após o uso. A atividade foi promovida pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e aconteceu no colégio municipal José Esmerindo Ribeiro.
O uso de defensivos agrícolas é prática comum nas atividades agropecuárias, auxiliando no controle de pragas e doenças. Porém, o descarte inadequado das embalagens vazias pode acarretar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água, prejudicando plantas aquáticas, peixes e demais animais de fauna local – além de causar intoxicação alimentar.
O evento teve como palestrantes a médica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Isabel Ribeiro, e a enfermeira especialista em Urgência e Emergência com pesquisa na área de Doenças e Agravos relacionados ao Trabalho no Vale do São Francisco, Joana D’arc Lopes. “O agrotóxico vem sendo usado de forma desprotegida por trabalhadores. Esta palestra teve justamente o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) no manuseio desses produtos e descarte adequado nos recipientes após o uso“, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Além da embalagem deveria dá uma palestra sobre lixo,pois estão precisando e muito,nunca vi tanto lixo jogado na beira da pista próximo a vila.
Cadê a ACAVASF? No começo fazia um trabalho grandioso no recolhimento dessas embalagens e educação dos produtores. O que aconteceu? Acabou?