Pandemia não é obstáculo para doações ao Banco de Leite de Petrolina

por Carlos Britto // 19 de maio de 2020 às 20:30

Foto: Miva Filho/divulgação

Para quem não sabe, um litro de leite materno  pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Mas esse produto tão essencial na vida de um bebê anda em falta nos bancos de leite das unidades médicas de Pernambuco – assim como o sangue nos hemocentros.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) agravou esse cenário, mas isso não é obstáculo para quem deseja ser uma voluntária e doar o excedente do seu leite.

Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano.

Em Petrolina, as mães interessadas em doar leite podem entrar em contato com o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip pelo telefone (87) 3202-7000 e seguir as orientações.

Critérios

Para doar leite, a mulher precisa ser saudável, estar com alguns exames do pré-natal ou do pós-parto com sorologias negativas e não estar tomando algumas medicações avaliadas na triagem. Ela precisa estar amamentando exclusivamente o seu bebê, ou seja, sem dar outro leite. Além disso, só seu leite estiver sobrando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários