Com parte substancial dos processos digitalizados, desde a sua inauguração (em 2019), o Hospital Unimed Petrolina (HUP) caminha agora para a eliminação total do papel. A iniciativa, que entre outros ganhos traz mais segurança e eficiência ao ambiente hospitalar, erradica também os possíveis riscos que o armazenamento de documentos impressos pode ocasionar.
Segundo o diretor técnico do HUP, Lucyo Diniz, a meta de extinguir em 100% o papel passa pela digitalização completa e armazenamento em servidores na nuvem, de todos os contratos e documentações de pacientes/acompanhantes, prontuário eletrônico e gestão de suprimentos.
“O uso estratégico da tecnologia digital possibilita ainda o aumento da produtividade dos médicos, redução de custos e oportunidades de ofertar a telemedicina, além de contribuir com o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis, a exemplo da eliminação do uso de papel “, ressaltou. O diretor acrescentou, ainda, que o HUP está em processo de obtenção da certificação Himmis de maturidade digital.
De acordo com o modelo desenvolvido pela DMI-H (Digital Maturity Index for Healthcare, em português ‘Índice de Maturidade Digital na Saúde’), através da FOLKS, a Unimed Vale do São Francisco (VSF) destaca-se pela alta adoção de processos digitais, superiores à média brasileira e a média das organizações do Sistema Unimed. Esse modelo vem sendo aplicado em instituições de saúde em todo o mundo, desde 2019, e indica, percentualmente, o nível de maturidade digital de uma organização de saúde.