O governo do Estado e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) instalaram lavatórios públicos de mãos nos municípios de Ouricuri e Salgueiro, no Sertão. A iniciativa, fruto de um convênio entre Compesa e Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE), garantiu a instalação de 36 unidades em bairros de 19 cidades do Agreste e Sertão.
Os equipamentos estão disponíveis nas proximidades da Casa Lotérica e Hospital Regional, em Ouricuri; já em Salgueiro, no ponto de apoio Rodoviário Itamaraty e também no Hospital Regional. “Esta ação pretende dar suporte à população, nessa nova rotina, em que hábitos simples, como lavar as mãos, são mais que necessários para reduzir o contágio do vírus”, enfatizou o gerente Regional da Compesa em Salgueiro, Alex Chaves.
Principal cidade do Sertão, Petrolina também foi beneficiada com o projeto. Três equipamentos estão disponíveis para a população: na Rua João Clementino, próximo à Caixa Econômica Federal; na Avenida Souza Filho; na Praça do Bambuzinho; e na Rua Governador Eraldo Guerreiros Neto, próximo ao Mercado Turístico, no Centro.
A escolha dos pontos de instalação, segundo o gerente Regional da Compesa em Petrolina, Marcelo Guimarães, foi definida a partir de um mapeamento dos locais mais movimentados na cidade. Produzidos localmente com mão de obra própria e 90% dos materiais reaproveitados, os equipamentos são compostos por uma pia, recipiente de sabão líquido, porta papel toalha e lixeira. “Eles funcionam por meio de um mecanismo de acionamento automático, sem que o usuário precise ter contato direto com a pia, o que torna a utilização mais eficiente”, destacou Marcelo, informando que os lavatórios estão ligados diretamente às redes de água operadas pela Compesa, assim como ao sistema de esgotamento sanitário, para o correto descarte e proteção do meio ambiente.