Preceptores, chefias e profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU)-Univasf, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), participaram na última terça-feira (1) do 1º Fórum de Preceptores da instituição. Entre os temas debatidos no evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), estiveram a qualidade da atividade da preceptoria e a importância do papel formativo do profissional de saúde no hospital.
O Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Lima, destacou a importância da iniciativa para o hospital-escola. Segundo ele, o fórum “surge como uma demanda da gente trazer as perspectivas de valorização da preceptoria no ambiente de pesquisa, ensino, extensão e qualidade“.
Para Luciana Caldas, chefe do Setor de Gestão do Ensino, a primeira edição do evento foi muito positiva e apontou o interesse de diversas áreas do hospital em participar e debater as formas de integração, de avaliação, a importância da preceptoria e ferramentas práticas que tragam avanços à atividade de ensino e ajudem no desenvolvimento da assistência de qualidade.
“É muito bom identificar que os profissionais percebem que há um esforço da gestão do HU nessa integração, e nós também sabemos da vontade das universidades. Então, o desafio para o nosso setor é promover espaços para que os preceptores possam demonstrar suas práticas e que possam receber orientações para melhorias, para que a gente traga outros conhecimentos para o hospital“, reforçou Luciana. Outras edições do Fórum de Preceptoria do HU-Univasf/EBSERH estão previstas. A chefe do Setor de Gestão do Ensino explicou ainda que há previsão de um novo encontro em dois meses.