A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS) voltou a intensificar em Petrolina o Programa ‘Calçada Livre’. Na última quinta-feira (2), a equipe da pasta esteve na Avenida da Integração realizando a fiscalização e passando orientações aos proprietários de estabelecimentos comerciais de como utilizar a calçada de forma correta. No total, sete locais foram notificados.
O titular da SEDURBHS, Emicio Júnior, explica que a fiscalização visa ainda a evitar riscos e prevenir possíveis acidentes, fazendo com que sejam cumpridas as normas do Código de Postura do Município.
“O cidadão não deve ter que sair da calçada e arriscar-se entre os carros para conseguir transitar. Esta ação específica teve um caráter educativo e o município conta com a colaboração dos comerciantes. Nosso objetivo é garantir condições de mobilidade para as pessoas“, enfatizou.
Tem que fiscalizar as calçadas dos bairros tambem
No bairro Maria Auxiliadora o que não falta é calçada ocupada por comerciantes, que se acham no direito de tornar a segurança do cidadão comprometida e causar indignação com seus produtos expostos nas calçadas.
Secretário Emício, a Rua Raimundo Santana (Av 32) na COHAB Massangano precisa urgentemente de uma visita de uma equipe da secretaria. Totens gigantes e cavaletes impedindo a circulação sobre as calçadas e até uma pedra de meio fio (em pé) entre o meio fio e o asfalto, oferecendo risco de acidente grave, além de areia e restos de construção tomando a calçada e parte da rua. Sugiro, caso não exista, a criação de uma linha direta entre o cidadão e a secretária para denúncias, inclusive com possibilidade de envio de fotos.
Carlos Britto, gostaria de saber se, após a notificação e descumprimento, os reincidentes estão sendo multados?
Sigam o exemplo da prefeitura de Juazeiro, aqui tem fiscalização, e ninguém obstrui as calçadas. Isso acontece no centro da cidade e nos bairros. Parabéns Mamãe!