A disputa pela presidência da Associação Agropastoril de Juacema, zona rural de Jaguarari, no Norte da Bahia, terminou de forma no mínimo inusitada. Após emperrar a votação, o atual presidente da entidade, Francisco Borges, que disputava a renovação de mandato, fugiu com o livro da ata da associação. Tudo para evitar que fosse derrotado no pleito, ocorrido na última sexta-feira (29/11).
A polêmica começou por volta das 18h da sexta, quando foi iniciada a reunião extraordinária no intuito de realizar o processo eleitoral para a escolha do novo presidente no biênio 2014/2015 – como previsto no artigo 34 do Estatuto da associação.
Percebendo que não teria o apoio da maioria dos associados presentes na votação, Borges colocou o livro de ata em sua pasta e saiu correndo da associação, mesmo aos gritos dos votantes para que ficasse.
Após o fato, o vice-presidente Cledson Carvalho teve que conduzir a eleição, a qual teve duas chapas – a 1, do próprio Borges, e a 02, de Lourival Leandro, que acabou vencendo por 20 votos a 1.
Sem o livro de presenças, a mesa diretora teve que realizar a ata em uma folha de papel com o intuito de autenticá-la no cartório da cidade de Jaguarari, até que o livro seja devolvido à entidade e as providências sejam tomadas em relação ao resultado do pleito.
20 a 1, parece filme de comédia. Imagine a carreira desse senhor com esse livro de ata debaixo dos braços e o povo gritando, PEGA!… não adiantou nada, quem reconduziu a reunião o fez corretamente.