Depois da Parada da Diversidade do último domingo (20) em plena Avenida Boa Viagem, no Recife, a terra do cabra macho Lampião também poderá se render a um desfile semelhante. É isso mesmo. A cidade de Serra Talhada poderá entrar para a história como palco da primeira parada gay do Sertão. O evento está marcado para o próximo dia 03 de outubro, um sábado. Mas desde já, a cidade passou a comentar o evento, dividindo opiniões. As igrejas evangélica e católica locais já se pronunciaram contrárias ao desfile. O pastor Francis Alencar e o padre Gilvan Bezerra chegaram a dizer que homossexualismo é pecado.
Os organizadores, que formam o bloco Cangagay, composto por 10 cangaceiros estilizados na cor rosa, têm a intenção de reunir cinco mil pessoas na Praça Sérgio Magalhães, no centro do município. Na comissão de frente do desfile, a organização vai colocar um arco-íris de bexigas. Já foram contratados dois trios elétricos, gogo boys e bandas musicais que tocam na região. “Vamos abalar as estruturas, deixando a cidade mais colorida e feliz”, promete o coordenador do evento, o estilista e decorador Hélio Nascimento. O grupo Cangagay é formado por estudantes, cantor, artista plástico e comerciante.
A primeira parada gay do Sertão pretende ficar marcada não só pela produção, mas também pela mensagem de liberdade de expressão, denunciando o preconceito e a violência contra os homossexuais em todo o país. O movimento também quer reforçar a luta pela defesa da cidadania.
em uma outra epoca, virgulino era o mais temido por muito.
hoje com a revoluçao dos meios de comunicaçao, se contradiz que era o mais valente, a coragem é o oposto do medo.
a céu aberto. hoje infelizmente o que fala mais alto é grana fodesse, as crenças, valores morais eticos.
se banalizou porque nao liberam as drogas.
quer ter seu caso no qual nao foi feito pra tal blz.
agora faça como um casal comum, entre quatro paredes.
nao sou contra nem a favor, só gostaria que respeitasse mais as crianças.
“Parada da diversidade na terra de Lampião” como as coisas mudam com o decorrer do tempo, não é mesmo Carlos Britto?
Recordei-me de um amigo, rapaz de Serra Talhada, terra de Lampião, que era tão macho, mas macho de um jeito, que usava dois sabonetes no seu banho: um Phebo para a parte dianteira e um Lux de Luxo exclusivo da traseira. “Esse contato é perigosíssimo, não se deve misturar as vocações”, dizia, o amigo, no banheiro coletivo da Casa do Estudante. Hoje, em Serra Talhada, tem até Parada diversidade. Muitas vezes, nesse mesmo banheiro, ouvíamos cantando a música Ronda e dizia assim:
“Volto pra casa abatido
desesperado da vido….”
Quem não leMbra de Bofe? Um candidato a vereador que era gay também em Serra Talhada. O slogan de Bofe era o seguinte: “O BOFE NÃO PROMETE, DÁ”
Certa vez , um cronista social de Petrolina deu uma entrevista a uma revista de circulaçao nacional (no momento não me recordo qual) dizendo que Petrolina era a terra onde de dia os homens eram Lampião e a noite Maria Bonita. Na época deu a maior confusão !
Se Lampião fosse vivo, iria morrer de vergonha!
Pelo andar da carruagem, falta pouco pra se brigar pelo direito de ser heterossexual.
Tão querendo aprovar lei contra a “homofobia”, mas na verdade tão querendo fazer dos gays em “intocáveis”.
Cadê o direito de livre expressão?
Esse tipo de movimento por lá existe desde os tempos aureos de Virgulino “o lampião” que comandou o primeiro movimento armado de gays da história do Brasil. Motivado pelo machismo pernambucano saiu matando tudo que era de hetero que achava pela frente, da forma mais cruel.
Não existe novidade nenhuma nisso. Parada Gay no mundo, começou com virgulino. Esse pessoal do sul e nova iorque estão apenas copiando e Serra Talhada não pode ficar calada. SERRAGAY…. LAPYGAY….. Lá ninguem tem vergonha de assumir que é Maria Bonita o tempo todo, não.
Lâmpiao de ve estar remoendo dentro da cova com esse nome de cangagey, mas Petrolina logo,logo, vai ter a sua parada gay. nós ja temos o festival da primavera porque não o petrogay, ja pensou a turma desse maravilhoso blog vestido de ODALISCA.
Cuidado ACM.
FRANXICO; LIVRE EXPRESSAO É UMA COISA , FALTA DE RESPEITO É OUTRA. ACREDITO QUE A NOSSA CIDADANIA É EXERCIDA A PARTIR DO MOMENTO QUE RESPEITAMOS AS DIFERENÇAS. CADA UM DEVE USAR O BURACO QUE LHE CONVÉM…. ADEMAIS, TODOS OS DIREITOS DE REIVINDICAR POR UMA IGUALDADE É INTEIRAMENTE LEGITIMO. SOU HETERO, TENHO MUITOS AMIGOS GAYS E TORÇO PELA LUTA DELES. ‘ ABRA A SUA MENTE GAY TAMBEM É GENTE’.
E a figura de lampeão não mereceria respeito também não??? como falaram ai livre expressão é uma coisa, falta de respeito é outra, concordo, alguem perguntou a alguem que tenha algum nivel de parentesco com lapeão o que acharião da sua forma de se vestir ser modificada dessa forma??? alguem procurou respeitar algum tipo de vontade da familia??? daqui a pouco se caracterizam como Luiz Gonzaga (inclusive suas vestimentas lembravam a de lampeão, e quem visitou o museu asa branca podera comprova o carinho que Luiz tinha por Lampeão), mas utilizando a cor rosa, e isso seria livre expressão??? onde fica nossa cultura?? (nordestina), creio que primeiramente para termos a liberdade de exigir algo teriamos que respeitar a vontade de outros, principalmente aqueles que se foram.
No Brasil:
Na década de 60 a homossexualidade era proibida.
Na década de 80 a homossexualidade tornou-se tolerada.
No novo Milênio a homossexualidade tornou-se aceitável.
E melhor sair do país antes que se torne Obrigatória!
Isso é uma laparina!
Liberdade de expressão é poder usar a voz e a escrita….
” NUM SEI DE NADA, SÓ SEI QUE A BAGACEIRA TÁ FEIA!”