Diante da presença de quase 200 pessoas, o Parque Ecológico de Proteção aos Jumentos foi inaugurado no último domingo (3) com uma missão digna: evitar, ao mesmo tempo, a perda de vidas humanas nas rodovias do Sertão causada por acidentes envolvendo – na maioria dos casos – esses animais, e evitar que os mesmos continuem tendo um fim tão trágico.
Localizado a 15 quilômetros da sede de Rajada, zona rural de Petrolina, o parque foi idealizado pelo deputado estadual Odacy Amorim, que decidiu ele mesmo viabilizar seu projeto, uma vez que não encontrou apoio governamental. Ele estava na inauguração e demonstrou seu sentimento de dever cumprido.
“Estamos fazendo isso, não porque esse projeto vai me dar algo em troca, mas porque é importante aos olhos de Deus e por isso é importante aos nossos olhos. O jumento é um ser vivo, representa a humildade. Não temos vergonha de defender a sua causa. Me envergonha é ver um animal desses, como já vi, virar tambor de lixo para não morrer de fome. Me envergonha porque esse era o meio de transporte de muita gente, que construiu açudes no Nordeste carregando areia, e agora que todo mundo melhorou de vida, fechou as portas para o jumento. Então, por que não proteger esse que é um símbolo para o nordestino?”, desabafou.
Ele lembrou ainda que no Parque Ecológico não está entrando nenhum recurso público, a não ser o do seu salário, que ajuda na proposta. Mas Odacy deixou claro que o investimento é do seu próprio bolso, calculado em R$ 250 mil em duas áreas que comprou para estruturar o abrigo.
“Não tenho dinheiro sobrando. Fiz no sacrifício, parcelei essa área, mas estou satisfeito”, revelou. Além de abrigar os jumentos, quem quiser poderá adotar um animal. O processo será feito através do Instituto Qualyvida que será presidido pelo deputado. O Parque será ainda fiscalizado pelo Ibama e pela CPRH, a agência estadual do meio ambiente.
Apoio
Uma rede de postos de gasolina de Petrolina aderiu ao projeto. Segundo Odacy, a rede dará descontos de R$ 0,15 no litro de combustível a quem apoiar a iniciativa, bastando apenas colocar o adesivo do Instituto no veiculo. “O dono da rede de postos disse que viu a morte de perto num acidente envolvendo animal, por isso resolveu nos apoiar nessa causa”, comentou Odacy.
A inauguração do parque contou com a presença de autoridades políticas da região e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No primeiro dia de funcionamento, o local recebeu mais de 70 jumentos – 28 deles foram enviados pela Prefeitura de Afrânio (PE) – e a capacidade é de abrigar mais de 300. Para avaliar a sanidade dos animais que chegarão, Odacy vai contar com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
“Sonho”
Parceiro na iniciativa, o radialista e idealizador da famosa Jecana do Capim, Carlos Augusto, não poupa elogios ao deputado.
“Odacy sempre conversava comigo sobre as mortes dos jumentos e os acidentes e sempre dizia que iria buscar uma solução. Ele disse e cumpriu, quando a Codevasf fechou as portas para os jumentos e para as vidas humanas, negando a liberação de parte dos mais de 20 mil hectares de área que dispõe na região e que cercou, tirando o animal do seu lugar e alegando ser o jumento exótico. Para mim, jumento é nordestino e essa palavra, ‘exótico’, parece até um nome feito”, critica Carlos Augusto, que há 40 anos defende essa causa. “É um sonho de minha vida. Esse projeto se torna ainda maior, porque está salvando vidas”, completa. (Com informações da assessoria do deputado Odacy Amorim/fotos divulgação)
Parabenizo o cidadão Odacy Amorim pela iniciativa de criar um local para abrigar os jumentos que estão abandonados nas estradas municipais, estaduais e federais, causando acidente com mortes e outras pessoas ficando incapacitados para o trabalho. Sem falar na quantidade de animais passando fome e morrendo. Não tenho dúvida que irei me engajar nessa batalha.
E o cidadão fez o quê pelas PESSOAS ?
Parabéns Deputado pela iniciativa. Que outros possam se espelhar na sua atitude e serem mais pragmáticos na busca de soluções.
Gostei da Iniciativa! um jumento a menos na estrada já é um alívio a todos os motoristas.
O deputado deveria tentar um contrato de parceria com os poderes públicos trazendo-lhes a ideia de uma OSCIP.
Como deputado sua nota é 5. Como protetor de jumentos, nota dez. Não vejo nada demais em defender esses animais. Afinal de contas o jumento é nosso irmão.
Eba!!!! Agora temos a Jegueland
Depois dessa, ja tenho em quem votar pra deputado estadual em 2014, espero que o próximo governo apoie o projeto
manda um caminhão vir aqui no n 1 que tem um grupo de jumentos passeando aqui na vila. Parece que o prefeito ta pegando os jumentos da cidade e soltando aqui.
seria melhor se ele desse essa atencão a populacão necessitada ai já sei querendo voto só propaganda usando animais mas deus esta vendo.
quando passar as eleicões solta os jumentos na rua d e novo kkkkkk
Divulguem o nome do posto de gasolina sem querer cobrar pela propaganda. O Blog também deve aderir ao projeto. Se não fizer isso como poderemos ajudar?
SÓ PROPAGANDA POLÍTICA , QUER QUANTO DAQUI ALGUMS DIAS TEM JUMENTO MORTO , MAIS É DE FOME.JUMENTO NÃO VIVE SÓ COM ÁGUA.
Meu caro, faça sua parte e ajude o projeto, deixe de criticar e não fazer nada, qual é sua sugestão? apresente uma proposta melhor? Críticas construtivas são bem vindas em todos os seguimentos. Deixe de ser pessimista e adote um jumento para não morrer de fome e deixe de lado mágoas políticas.
250 mil reais para os jumentos ? Dinheiro privado? So acredita se for jumento. E o sentido de prioridades do homem é estranho.
Prezados,
Há um equívoco em dizer que a CODEVASF fechou as portas à proposta de colocar jumentos nas áreas de Reserva Legal dos projetos de irrigação. Isso é uma restrição que existe nas leis e os órgãos ambientais não aceitam de forma nenhuma essa possibilidade. Todos já deviam saber disso, até porque já explicamos várias vezes. Além disso, não é facultado a ninguém, principalmente políticos e jornalistas, o desconhecimento da lei.
O povo so reclama, mas jumento mesmo é quem critica boas ações e quem votou em julio lossio
Estou vendo a reportagem hoje, 04/04/24. Seria interessante publicar como a ação avançou, se de forma positiva ou não. Creio que além do blog, ir tb para o Instagram e outras redes, dando mais visibilidade ao problema dos jumentos e angariando a simpatia popular, forçaria ação efetiva dos governos. Fica aqui a sugestão.