Parteiras do Sertão de Pernambuco recebem capacitação

por Carlos Britto // 10 de agosto de 2009 às 22:10

dadaParteiras tradicionais dos municípios de Carnaubeira da Penha, Floresta e Manari, no interior de Pernambuco, receberão capacitação técnica a partir de hoje (10). A ação é promovida em parceria pelo Grupo Curumim e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e vai até a quarta-feira (12), na cidade de Serra Talhada.

As profissionais receberão informações sobre anatomia, fisiologia, incluindo sistema reprodutor feminino e masculino, a dinâmica do trabalho de parto, entre outros temas.

Na ocasião, também será distribuído o kit da parteira, composto por materiais que serão utilizados pela profissional durante o pré-natal e o trabalho de parto das gestantes.

A capacitação faz parte do Programa Estadual de Parteiras Tradicionais (PEPT), desenvolvido pela SES, e acontece no Hotel São Cristovão, durante todo o dia.

Para a Coordenadora do Grupo Curumim, Paula Viana, é fundamental que as parteiras tradicionais tenham acesso às informações técnicas. Ela também destaca a necessidade da articulação do trabalho desenvolvido pelas parteiras com a Atenção Básica dos municípios. Essa integração melhora a qualidade do serviço prestado às gestantes e contribui para a diminuição dos casos de mortalidade materna e neonatal.

Durante a capacitação será traçado um perfil das participantes, e essas receberão informações sobre direitos reprodutivos, a importância do pré-natal e cuidados durante a gestação, o trabalho de parto e o pós-parto.

Além de colaborar na implantação de ações relacionas à parteira, desenvolvidas pelo Estado de Pernambuco, o Grupo Curumim desenvolve o Programa Parteira, que propõe e incide nas definições de políticas públicas de saúde para a inclusão do parto domiciliar assistido por parteiras tradicionais no conjunto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil.

De acordo com dados preliminares da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco possui 853 parteiras tradicionais, das quais 643 estão ativas, isto é, realizam parto domiciliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários