Parto humanizado é tema de oficina para profissionais da saúde de Lagoa Grande

por Carlos Britto // 14 de março de 2015 às 11:39

Oficina parto Lagoa GrandeEquipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, fizeram uma oficina esta semana no hospital municipal para orientar os profissionais da unidade sobre o parto humanizado. O objetivo é fazer com que o processo de trabalho de parto seja um momento prazeroso para as mães.

Durante o encontro, as técnicas de enfermagem puderam relatar um pouco de como elas recebiam as gestantes em trabalho de parto, o passo a passo, e até algumas dificuldades, sendo a mais comum para elas, o trauma psicológico do parto normal, quando as mães muitas vezes optam pela cesariana.

Para o psicólogo e coordenador do NASF, Edjan Santos, esse é um pensamento comum das mulheres modernas que pensam em ser mãe, mas não querem sofrer para dar a luz. “Nós, como profissionais, devemos as estimular o parto humanizado, é um trabalho demorado, requer muito cuidado, mas no fim a mãe tem uma recuperação rápida e em muitos casos pode ir para casa no mesmo dia”, explicou.

Após o término da oficina teórica, a equipe do NASF conduziu os profissionais a um momento de aula prática, onde eles demonstraram quais os procedimentos corretos a aplicar quando uma paciente chega ao hospital. A ideia é que as oficinas também sejam realizadas nos postos de saúde, fazendo o acompanhamento das gestantes do pré-natal ao parto. (Foto: Ascom PMLG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários