Uma canoagem ecológica e a realização de coleta simbólica do lixo na Ilha do Fogo marcarão, nesta quinta-feira (4) em Petrolina, as comemorações pelo 517 anos de descobrimento do Rio São Francisco. A ação, que acontecerá às 8h30, comemora também o Dia Mundial da Natureza e tem o intuito de reforçar o alerta pela preservação do Velho Chico.
Alunos das escolas públicas de Petrolina, universitários e grupos da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) e de paracanoagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão mobilizados na ação, organizada pelo Programa Escola Verde (PEV) – projeto ligado à Univasf com cerca de 100 integrantes ativos que desenvolvem atividades de Educação Ambiental no Vale. Com o passeio de caiaque e a coleta simbólica dos rejeitos, o grupo pretende sensibilizar a sociedade para a questão do rio, de maneira divertida e enfática.
segundo o coordenador geral do PEV, Paulo Ramos, o Velho Chico tem sofrido com a redução da quantidade de água, assoreamento e a poluição do seu leito e bacia. Para o professor, o evento do dia 4 recolocará em pauta discussões sérias sobre os cuidados com o meio ambiente.
“Há dois anos, a crise hídrica na Barragem de Sobradinho quase nos deixou à beira de um colapso, por isso entendemos que o assunto deve ser debatido por todos, seja alunos, professores bem como a sociedade”, defendeu.
Apoio
Com apoio também do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Marinha do Brasil e Arca Sport, o movimento socioambiental será aberto ao público amante da natureza e deve ir até 10h30, na área dos banhistas. “Queremos mostrar à população a importância da preservação e as consequências do mau uso dos recursos hídricos”, completa o coordenador. Com informações da assessoria do PEV.