Paulista, Caruaru e Petrolina podem ter segundo turno em 2016

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2012 às 10:09

A regra para que um munícipio possa chegar ao segundo turno durante as eleições é simples: o lugar deve ter, no mínimo, 200 mil eleitores. Em Pernambuco, apenas Recife, Olinda e Jaboatão se encaixam nessa norma. Mas em 2016, no próximo pleito municipal, Paulista, Caruaru e Petrolina podem ser inclusas nessa lista.

É porque as três cidades já estão quase chegando ao número de eleitores necessário para o segundo turno valer e a projeção, baseada em cálculos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), aponta que logo mais elas se enquadram no padrão. No caso de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi por muito pouco que, já em 2012, os 200 mil não foram alcançados. Votam nesse domicílio eleitoral 198.433 pessoas.

Já em Caruaru são 185.946 eleitores e em Petrolina, 178.301. Segundo o assessor chefe da corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, de eleições municipais para gerais (de presidente) – dois anos, de 2012 a 2014 – a previsão de aumento de eleitores é de 2,5% sobre os números atuais. A quantidade aumenta ainda mais de eleições gerais para municipais, quando chega a 4% o crescimento de pessoas aptas a votar.

“Outras cidades no Estado tendo a possibilidade de seguirem para o segundo turno é mais trabalho e dinheiro gasto pelo Tribunal. No entanto, é importantíssimo para a democracia”, afirma Orson. As informações são do NE-10.

Paulista, Caruaru e Petrolina podem ter segundo turno em 2016

  1. betinho astucioso disse:

    Se garantirem apoio para Bebeto como candidato a prefeito de Petrolina em 2016, já em 2014 ele garante transferir para Petrolina os eleitores necessários para se ter o segundo turno aqui. Teremos mais eleitores de Afrânio, Dormente, Piaui, e Santa Filomena, todos votando aqui.

  2. Watergate disse:

    Juazeiro vai ter segundo turno em 2090 nas eleições para primeiro ministro

  3. paulo disse:

    eita chega exposta a noticia pode ter 40 turnos julio ganha sempre ?kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários