O arquiteto Cosme Cavalcanti está à frente, na região, dos preparativos para uma data histórica, e que poucos sabem: os 300 anos de nascimento do patriarca do Sertão, Capitão Valério Coelho Rodrigues.
O tricentenário do Capitão Valério será comemorado num encontro nacional em Paulistana, no Piauí (município que se originou de uma das várias fazendas adquiridas pelo patriarca, a qual batizou com o nome de Paulista em homenagem à esposa, Domiciana Vieira de Carvalho, que era de São Paulo).
Português de nascimento, Capitão Valério foi um dos primeiros a chegarem ao Sertão, juntamente com os Garcia D’ávila. E por aqui deixou descendentes ilustres. O ministro Fernando Bezerra Coelho (e toda a Família Coelho) é um deles. E não só ele.
Segundo Cosme, 80% dos prefeitos de Petrolina descendem do Capitão Valério, bem como 90% da população do Piauí, e até o senador da República José Sarney (entre outras personalidades).
Aliás, o convite a Cosme para que organize o evento saiu de Brasília (DF), do Coronel José Carmoberto Moreira Costa – mais um dos que saíram da árvore genealógica do Capitão Valério. Os 300 anos do patriarca do Sertão serão comemorados no próximo dia 1° de setembro, em Paulistana, muito provavelmente com a presença de boa parte dos descendentes ilustres do capitão.
Bom dia
Carlos Britto
Gostaria de saber se existe um livro contando a trajetoria deste ilustre homen do sertão que deixou uma familia numerosa e que orgulha nossa gente.
Fico no aguardo de uma resposta
Grato
Prof° Weliton
COM CERTEZA EXISTE.
Existe um Livro do Autor Abimael Clementino tem outro do Autor Jose Teles e o Livro do Autor Narciso Rocrigues de Macedo. Com certeza deve haver outros autores.
Sim!
Existe um livro e está sendo atualizado 26 anos do General ABIMAEL, está previsto no dia 1 de setembro de 2013 em PAULISTANA, informações oficiais, sobre o assunto. O evento contará com o apoio do governador do Piauí e o do prefeito de Paulistana Didiu.
EU COMO DESCENDENTE VEREI A HISTORIA DESSE HOMEM SER CONTADA E ADMIRADA POR MUITOS QUE NEM SABE QUE DE LÁ SAIU A SUA VIDA E SEUS FAMILIARES……………….O ENGRAÇADO E A MISTURA DESSE POVO COM SOBRENOMES QUE PERTENCEM A MESMA FAMÍLIA…………….COELHO,MACEDO, CAVALCANTI(ESSES QUE LEMBRO) TODOS FARINHA DO MESMO SACO……………………………………………E OUTRA COISA INTERESSANTE E A QUESTÃO DA LIDERANÇA, MESMO COM DESTINOS DIFERENTES , NA POLITICA , NO COMERCIO E OUTROS SEGMENTOS SEUS DESCENDENTES FORAM BRAVOS E LIDERES COMO O PATRIARCA VALÉRIO COELHO…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….SÓ ESTÃO PRECISANDO DE O BOM PUXÃO DE ORELHA DO PATRIARCA LÁ DE CIMA.
Cosme,
Gostaria de lembrá-lo para que você inclua nos seus trabalhos de pesquisa que a nossa familia que tem origem em Conceição do Canindé PI ex-distrito de Paulistana também é descendende do casal fundador da cidade de Paulistana.
Grato,
Valdivo Vieira de Carvalho sou casado com Domiciana Buenos Aires de Carvalho
087-8829-8625/9998-0055
valdivo@hotmail,com
Valdivo Vieira de Carvalho
disse:
O seu comentário está aguardando moderação.
16 de julho de 2013 às 10:55
Cosme,
Gostaria de lembrá-lo para que você inclua nos seus trabalhos de pesquisa que a nossa familia que tem origem em Conceição do Canindé PI ex-distrito de Paulistana também é descendende do casal fundador da cidade de Paulistana.
Grato,
Valdivo Vieira de Carvalho sou casado com Domiciana Buenos Aires de Carvalho
087-8829-8625/9998-0055
valdivo@hotmail,com
Como descendente do grande valério coelho rodrigues, sinto-me orgulhoso de pertencer a uma das mais ilustres e maiores famílias brasileiras.Estarei no encontro de paulistana, para encontrar muitos amigos e parentes. Será uma oportunidade para reverenciar-se o grande e legendário português que deixou um exemplo de trabalho e dignidade. – anchieta mendes
Sou também um descendente de Valerio. Inclusive estou pesquisando, e já cataloguei mais de quinhentas pessoas que descendem de valério até a minha pessoa. Mas ainda tenho muito a buscar.
Pedro Neto
Araripina – PE
oi sou do rio de janeiro, minha família Rodrigues Campos, meu tio chamava Sabino, (nos aqui do rio sabíamos que ele era “coronel”, ele era da cidade de Paulistana, você conhece ele faz parte desse sua familia, minha família perdeu o telefone dele a muitos anos, você pode me ajudar a encontrar minha família, desde já agradeço o seu apoio, meu nome e Ari Rodrigues Campos, o que me fez entrar em contato pois minha familia e de paulistana, e encontrei este site: http://am730.com.br/tricentenario-de-valerio-coelho-rodrigues/#comment-2901, foi um grande pena que so hoje li este artigo, estou mandando para algumas pessoas este texto, deste ja agradeço por tudo.
ha muitos descendentes de gerações mais perto de dizer que não se lembrou e outros descendentes da família coelho como cicero rodrigues coelho,benedita atonia de santana,estevão rodrigues coelho e Jose aparecido cicero de santana.
Eurípides Clementino de Aguiar, médico, jornalista, prefeito de Floriano, deputado estadual, governador do Piaui e senador, descendia de Valério Coelho Rodrigues.
OI BOM DIA A TODOS,
Busco realizar um desejo de meu pai JOÃO VIEIRA DE CARVALHO, saber a descendência de seus familiares que é de JAICÓS PIAUÍ.
O meu avô se chamava JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO, nasceu em JAICÓS PIAUÍ em 1908, filho de IDALINA MARIA DA CONCEIÇÃO e JOAQUIM SÁTIRO DE CARVALHO, viveu em IGUATU CEARÁ, já pesquisei, mas não encontro registro sobre seus parentes.
SERVI NO QUARTEL DO 15BIMTZ EM JOÃO PESSOA NA PARAIBA NO ANO DE 1996, O COMANDANTE GERAL ERA CORONEL DE EXERCITO JOSÉ CARMOBERTO.
Sou irmã de Shirley Vieira e faço das palavras dela as minhas, o nosso interesse em encontrar a família do nosso avô que é de Jaicós Pi. Filho de Joaquim Sátiro de Carvalho e Idalina Maria da Conceição.
Vendo a família COELHO, a minha raiz é de paulistana-pi, do lado paterno, o meu bisavô chamava Ursulino Rodrigues Coelho, e meu avô Genezio Jaques Coelho, tanto o meu bisavô e avó, migraram para Araripina-Pe, a mais de 40 anos moro em Anápolis-go, meu sonho seria desvendar a minha arvore genealógica de Paulistana-Pi, se alguém se interessar estou a disposição…agradeço!
Moro em Juazeiro na Bahia. Meu avô foi professor leigo na cidade de Campo Alegre do Fidalgo, antigo povoado de São João do Piauí. Ele nasceu em 1898, e lembro que falava muito desse Valério Coelho e a descendência da família. Inclusive a genitora do Coronel aposentado José Camoberto era irmã de meu avô. É realmente incrível descobrir as nossas reminiscências.