Maior produtor de ovos do Norte/Nordeste, Pernambuco sai na frente mais uma vez. É o primeiro Estado do País a regulamentar a rastreabilidade do ovo, prática comum em países da Europa. O decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, garante segurança alimentar ao consumidor, organizando e regulamentando o trânsito e a comercialização do produto.
Em um prazo de até 90 dias, todos os ovos produzidos no Estado sairão das granjas já com um código impresso na própria casca do alimento, informando a data de produção e o número de registro na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Outro ponto de atenção é a questão da refrigeração: o ovo tem até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente, e no máximo 30 dias, se refrigerado.
Giuliano Malta, presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), elogiou a iniciativa do Estado e a forma como foi conduzida a decisão, com diálogo entre as partes. Segundo ele, o consumo do ovo vem crescendo bastante no Estado e no Brasil, e a rastreabilidade em Pernambuco é bastante significativa também para a venda do ovo a granel, ou seja, em unidades, nas feiras e outros locais. Hoje, Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, com cerca de 10 milhões de unidades ao dia. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, também participou da assinatura do decreto.
Pernambuco. Sai na Frente .Esperamos que todos os Estados produtores façam o mesmo.
Deveria sair na frente no conserto de estradas como por ex a PE 270 e 300 que estão acabadas
Lamentavel….que alguns tentam usar a imagem do estado e oq ha de produtivo mas nao busca ver oq o nosso governador tem buscado da melhor forma….desejo que deus esteja protegendo e trazendo direcio…que assim so deus pra nos trazer harmonia….
Gostei da iniciativa. Atitude assim faz o Estado ser visto com mais seriedade. Vamos crescer.
Grande merda, regulamentar venda de ovo, ele deveria também regulamenta os buracos em todo território Pernambucano e todos os problemas hospitalares e das redes escolar que estão uma bagunça uma nojeira, gorvenadozinho.
Vai acabar os 30 ovos por 10 reais, vai ser 30 ovos por 30 reais… Só piora esse buraco…. Pernambuco precisa de uma nova insurreição…
kkkkkkkkkkk
pensaram que iriam ganhar sozinhos????
vai nãããão…o governo sempre vai em busca da tendência e roubar a parte que lhes cabe.
Tudo ladrão…Imagine impressão na casca do ovo
kkkkkkkkk P.I.A.D.A.
So pra benefia as grandes enpresas e o pequeno produtor se lasque nem todos vao consegui conpra os equipamentos