Paulo Câmara assina decreto regulamentando comércio de ovos em Pernambuco

por Carlos Britto // 19 de janeiro de 2019 às 11:23

Foto: Edilson Júnior/SDA-PE

Maior produtor de ovos do Norte/Nordeste, Pernambuco sai na frente mais uma vez. É o primeiro Estado do País a regulamentar a rastreabilidade do ovo, prática comum em países da Europa. O decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, garante segurança alimentar ao consumidor, organizando e regulamentando o trânsito e a comercialização do produto.

Em um prazo de até 90 dias, todos os ovos produzidos no Estado sairão das granjas já com um código impresso na própria casca do alimento, informando a data de produção e o número de registro na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Outro ponto de atenção é a questão da refrigeração: o ovo tem até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente, e no máximo 30 dias, se refrigerado.

Giuliano Malta, presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), elogiou a iniciativa do Estado e a forma como foi conduzida a decisão, com diálogo entre as partes. Segundo ele, o consumo do ovo vem crescendo bastante no Estado e no Brasil, e a rastreabilidade em Pernambuco é bastante significativa também para a venda do ovo a granel, ou seja, em unidades, nas feiras e outros locais. Hoje, Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, com cerca de 10 milhões de unidades ao dia. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, também participou da assinatura do decreto.

Paulo Câmara assina decreto regulamentando comércio de ovos em Pernambuco

  1. Eudes Ferreira disse:

    Pernambuco. Sai na Frente .Esperamos que todos os Estados produtores façam o mesmo.

  2. Robson disse:

    Deveria sair na frente no conserto de estradas como por ex a PE 270 e 300 que estão acabadas

  3. MARIA MAZARELLO RORIZ SILVA disse:

    Lamentavel….que alguns tentam usar a imagem do estado e oq ha de produtivo mas nao busca ver oq o nosso governador tem buscado da melhor forma….desejo que deus esteja protegendo e trazendo direcio…que assim so deus pra nos trazer harmonia….

  4. Lúcia disse:

    Gostei da iniciativa. Atitude assim faz o Estado ser visto com mais seriedade. Vamos crescer.

  5. Fernando Brito disse:

    Grande merda, regulamentar venda de ovo, ele deveria também regulamenta os buracos em todo território Pernambucano e todos os problemas hospitalares e das redes escolar que estão uma bagunça uma nojeira, gorvenadozinho.

  6. Defensor da liberdade disse:

    Vai acabar os 30 ovos por 10 reais, vai ser 30 ovos por 30 reais… Só piora esse buraco…. Pernambuco precisa de uma nova insurreição…

  7. vergonha disse:

    kkkkkkkkkkk
    pensaram que iriam ganhar sozinhos????
    vai nãããão…o governo sempre vai em busca da tendência e roubar a parte que lhes cabe.
    Tudo ladrão…Imagine impressão na casca do ovo
    kkkkkkkkk P.I.A.D.A.

  8. Paulo cezar disse:

    So pra benefia as grandes enpresas e o pequeno produtor se lasque nem todos vao consegui conpra os equipamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários