O Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico” vai movimentar as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) nesta sexta-feira (6). O objetivo da ação é chamar atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco.
A ação, que é organizada pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), poderá contar com a participação dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Rui Costa (Bahia). Eles devem confirmar isso hoje (2). O governador do Piauí, Wellington Dias, em audiência com os dirigentes da FRUNE, garantiu presença no ato.
Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.
A ação terá início às 15h, nas duas cidades. A concentração em Petrolina será na Concha Acústica. De lá, o grupo vai de barquinha até Juazeiro, onde se reunirá com a outra parte do movimento, na Orla II, próximo ao Vaporzinho. Às 21h30, a atração principal ficará por conta de Targino Gondim e sua banda, que tem uma identidade grande com a defesa do Rio São Francisco. Antes dele, entretanto, os participantes irão desfrutar do som animado dos meninos do Matingueiros e do grupo Percussivo Baque Opará. Eclético, o Ato terá Jazz regional com o Outrio. João Sereno e Sandro Cordas completam as atrações.
Parcerias
O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros. A programação completa pode ser conferida acessando aqui.
Há muito o Rio já vem morrendo, pois com o evento das barragens que não liberam a vazão acertada de no mínimo de 1.300 m³/s na Barragem do Xingo, faz com que a calha do Rio seja invadida pelas águas salgadas do mar. Isso simplesmente deixa as águas do Rio salgadas desde a sua foz até a barragem do Xingó, logo as populações desse trecho deixam de ter água potável e muitos já bateram em retirada, até Aracajú fica afetada por falta de água, adutoras que custaram fortunas para levar água para as cidades, estão sendo desativada por conta da salinização das água. Então, a Transposição, obra impensada,uma insanidade, obra que será em bem pouco tempo abandonada, pois nenhum Governo vai pagar a conta de energia, ainda mais agora que estão privatizando as Barragens e principalmente o Rio, não vai resolver o problema de água que o Governo propala, e só vai diminuir a vazão da Barragem do Xingó, que já provocou a retirada de milhares de pessoas porque não tem mais água potável. Até hoje não se sabe quem vai pagar a conta de energia da Transposição, logo a obra não teve um estudo de pré-viabilidade, de viabilidade.