Quem esteve em Petrolina na semana passada foi o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). Veio participar da Conferência Intermunicipal de Educação e aproveitou para fazer um balanço do setor em Pernambuco. Que, aliás, é preocupante na visão do parlamentar.
Segundo Paulo Rubem, o Governo do Estado passou anos sem realizar concursos públicos e pagando um dos piores salários do País e, portanto, precisa avançar muito mais.Integrante da CPI da Violência Urbana na Câmara, Paulo Rubem mostra-se também preocupado pelo fato de haver uma relação direta entre a precariedade do ensino médio em Pernambuco e os altos índices de homicídios entre os adolescentes, por armas de fogo, que colocaram o estado entre os primeiros nessas estatísticas.
Daí a importância, conforme Paulo Rubem, da autorização de quase R$ 160 milhões pelo Senado para que o governador Eduardo Campos possa aumentar a oferta do ensino médio.
“Precisamos cobrir Pernambuco em 100% de escolas de ensino médio para os adolescentes, ao mesmo tempo também melhorando o piso dos professores”, ponderou. Mas para não ficar só nas críticas, o deputado destacou programas como Professor Conectado e a recuperação das escolas estaduais como medidas alentadoras do atual governo.