Em toda época junina, a tradição das fogueiras em Petrolina vira sempre um alerta feito pela prefeitura: o dano provocado por essa prática no asfaltamento da cidade. Por isso, a gestão municipal reforça as dicas quanto à maneira correta de acender as madeiras.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), antes de se montar a fogueira é recomendável fazer uma base de areia. Essa camada pode ser de um metro de largura e comprimento e com, no mínimo, 10 centímetros de altura. Para evitar que a areia se espalhe, o morador pode usar blocos para fazer a contenção do material. O ideal é que a fogueira fique ao centro com, pelo menos, 20 centímetros de distância das laterais.
“Se acesa diretamente no asfalto, a fogueira pode levar ao derretimento de parte do pavimento. A explicação para o dano está na composição do asfalto que utiliza materiais derivados do petróleo. Para milhares de pessoas, esse será o primeiro ano com asfalto na porta de casa e isso é motivo de muita alegria para nós, da gestão. Por isso, fazemos o alerta e deixamos a orientação. Estamos executando o maior programa de pavimentação da história do município e desejamos ver esse asfalto beneficiando as comunidades por muito tempo“, pontua o secretário, Fred Machado.