PCBA amplia setores de inteligência no Estado

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2024 às 19:30

Foto: Haeckel Dias/Ascom PCBA

Após criação da Rede de Inteligência, coordenada pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), ação que fez parte da reestruturação da Polícia Civil da Bahia (PCBA), o trabalho de investigação ganhou reforço no setor. Hoje, o Estado conta com 14 Núcleos de Inteligência no Interior, segundo informou a assessoria da PCBA.

Os setores de produção de conhecimentos ligados ao DIP estão situados estrategicamente nas cidades Itabuna, Alagoinhas, Barreiras, Guanambi, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

De janeiro a agosto de 2024, o DIP auxiliou em 154 prisões, 168 mandados de buscas e 39 operações deflagradas por outros Departamentos e Coordenações da PCBA. “O DIP  está ligado com todos os Departamentos da estrutura da Polícia Civil. Por meios de novas tecnologias e servidores altamente qualificados, ele tem ajudado na resolução e prevenção de crimes e no combate à criminalidade no Estado”, disse a delegada-geral, Heloísa Brito.

Também neste ano, integrantes do DIP passaram por capacitações para extração de dados de celulares, em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), além da criação de novas estruturas vinculadas à Coordenação de Inteligência, como os Núcleos de Ações Prisionais (NAP), de Interceptação Telefônica (NIT), de Inteligência Estratégica (NIE), a Rede de Inteligência, e as Coordenações de Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), Laboratório de Extração de dados (LAB-ED) e  Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários