Dando continuidade às iniciativas de combate à intolerância, a Polícia Civil da Bahia (PCBA) participou da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nessa quinta-feira (21), o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (COERCID), e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), realizou uma ação de conscientização na Estação da Lapa, em Salvador.
Durante o evento, panfletos informativos foram distribuídos e representantes da PCBA estiveram presentes para orientar a população e incentivar denúncias. Além disso, o espaço foi disponibilizado para esclarecer dúvidas e registrar ocorrências de violência de gênero por meio da Delegacia Virtual (foto). Em parceria com uma empresa de cosméticos, a ação também ofereceu um momento de cuidado e autoestima para as mulheres, com uma equipe de maquiagem à disposição.
A iniciativa buscou ampliar a conscientização sobre as diversas formas de violência de gênero contra meninas e mulheres, destacando suas vulnerabilidades e promovendo reflexões importantes sobre o tema. O movimento, idealizado pelo CNJ, foi inspirado na campanha global ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, criada em 1991.
A realização de ações como essa reforça a importância do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher. Promover o debate, incentivar denúncias e oferecer suporte às vítimas são passos essenciais para construir um futuro igualitário e livre de violência.