A Comissão Política Estadual do PCdoB, reunida nesta segunda-feira (19), em Salvador (BA), deliberou que o partido vai pleitear uma vaga para o Senador Federal, na chapa majoritária que deverá ser liderada pelo governador Rui Costa (PT), nas eleições do ano que vem. Segundo informações da assessoria da legenda, três nomes foram selecionados como opções para ocupar a vaga: Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos deputados federais, e Isaac Carvalho, ex-prefeito e atual secretário da Prefeitura de Juazeiro.
O presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, afirmou que a legitimidade do pleito é decorrente de uma expressiva inserção do partido nos movimentos sociais, por ter três mandatos na Assembleia Legislativa e três na Câmara Federal, além do PCdoB estar alinhado com o projeto desde os primeiros enfrentamentos ao carlismo. O documento aprovado na reunião também destaca o potencial político-eleitoral dos nomes selecionados.
“O Deputado Daniel Almeida, liderança consolidada na política baiana, ex-líder da bancada na Câmara e mais votado da esquerda na Bahia em 2014 (135.382 votos); o prestígio e a projeção da Deputada Alice Portugal, candidata a prefeita de Salvador, líder da bancada na Câmara; e o reconhecimento da liderança política de Isaac Carvalho, que exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito de Juazeiro, credenciam nosso pleito de participação na majoritária”, diz o texto.
Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná, sob encomenda da TV Itapoan, apontou que Alice Portugal é a segunda entre os nomes preferidos do eleitorado baiano para ocupar as duas cadeiras da Bahia no Senado, no próximo pleito. A parlamentar comunista aparece com 26% das intenções de voto, atrás apenas do ex-governador Jaques Wagner (PT), que tem 36%.
AL-BA
Para 2018, o PCdoB-BA pretende continuar, também, com as três vagas que possui na Câmara dos Deputados, e ampliar de três para quatro o número de cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). De acordo com a assessoria do PCdoB-BA, o documento ainda estabelece como prioridade a luta pela manutenção, em 2018, do atual projeto liderado pelo governador Rui Costa.
Kkkkkkk
Coitado!!!