Pernambuco enfrenta uma situação crítica com 71 crianças diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardando por leitos de UTI pediátrica. Em audiência realizada na última sexta-feira (14), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrou da Secretaria Estadual de Saúde (SES) a ampliação urgente desses leitos.
O MPPE deu um prazo de cinco dias para a SES informar sobre a abertura de 20 novos leitos de UTI pediátrica, sendo dez no Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, e os outros dez no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA). No HBL, os equipamentos estão prontos, mas falta a montagem das escalas médicas. No ICIA, a abertura dos leitos depende de uma pendência contratual com uma empresa de hemodiálise.
Apesar de uma redução na circulação do vírus responsável pela maioria dos casos de bronquiolite, a SES informou que a diminuição da fila de espera deve levar entre duas e quatro semanas, devido ao tempo de internamento das crianças, que varia de 15 a 20 dias.
Uma nova audiência foi marcada para o dia 1º de julho, quando a SES deverá apresentar mais medidas para garantir a expansão dos leitos de UTI pediátrica na rede do SUS em Pernambuco.
Dados recentes
-20 crianças aguardam leitos de enfermaria.
-8 crianças aguardam leitos de UTI neonatal SRAG.
-53 crianças aguardam leitos de UTI pediátrica SRAG.
-10 crianças entubadas aguardam leitos de UTI pediátrica SRAG em hospitais.
(Fonte: Diário/PE)
Governo estadual que não investe em saúde, tanto que já deixo claro que não pretende construir um hospital regional em Petrolina.