PE enfrenta crise com 71 crianças aguardando leitos de UTI pediátrica

por Carlos Britto // 19 de junho de 2024 às 13:00

Foto: Reprodução Diário de Pernambuco

Pernambuco enfrenta uma situação crítica com 71 crianças diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardando por leitos de UTI pediátrica. Em audiência realizada na última sexta-feira (14), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrou da Secretaria Estadual de Saúde (SES) a ampliação urgente desses leitos.

O MPPE deu um prazo de cinco dias para a SES informar sobre a abertura de 20 novos leitos de UTI pediátrica, sendo dez no Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, e os outros dez no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA). No HBL, os equipamentos estão prontos, mas falta a montagem das escalas médicas. No ICIA, a abertura dos leitos depende de uma pendência contratual com uma empresa de hemodiálise.

Apesar de uma redução na circulação do vírus responsável pela maioria dos casos de bronquiolite, a SES informou que a diminuição da fila de espera deve levar entre duas e quatro semanas, devido ao tempo de internamento das crianças, que varia de 15 a 20 dias.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 1º de julho, quando a SES deverá apresentar mais medidas para garantir a expansão dos leitos de UTI pediátrica na rede do SUS em Pernambuco.

Dados recentes

-20 crianças aguardam leitos de enfermaria.

-8 crianças aguardam leitos de UTI neonatal SRAG.

-53 crianças aguardam leitos de UTI pediátrica SRAG.

-10 crianças entubadas aguardam leitos de UTI pediátrica SRAG em hospitais.

(Fonte: Diário/PE)

PE enfrenta crise com 71 crianças aguardando leitos de UTI pediátrica

  1. lamentável disse:

    Governo estadual que não investe em saúde, tanto que já deixo claro que não pretende construir um hospital regional em Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários