PE intensifica ações contra Febre Oropouche com criação de comitê intersetorial

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2024 às 16:02

Foto: Reprodução Folha PE

O Governo de Pernambuco criou um comitê técnico para enfrentar a disseminação da Febre Oropouche, conforme publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (22). A medida surge em resposta à confirmação de mais um óbito fetal associado ao vírus, transmitido pelo maruim, e à crescente preocupação com a transmissão vertical da doença. Este é o terceiro caso de óbito fetal relacionado ao Oropouche no Estado, sendo o mais recente registrado na cidade de Machados, no Agreste.

O Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento ao Oropouche (CEIEO) terá a missão de coordenar e avaliar as ações de controle, prevenção e tratamento da doença em Pernambuco. Entre as atribuições do comitê estão a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Oropouche, a definição de diretrizes para a mobilização de enfrentamento e a promoção de pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias para diagnóstico e prevenção, com foco especial em gestantes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforçou as orientações para que gestantes no Estado reduzam a exposição às picadas do maruim, principal vetor da doença. A utilização de roupas protetoras, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, além do uso de repelentes adequados para gestantes, estão entre as principais recomendações.

Pernambuco já contabiliza 122 casos confirmados da Febre Oropouche, com ocorrências registradas em diversos municípios, incluindo Jaqueira, Pombos, Água Preta, e Cabo de Santo Agostinho. As autoridades seguem monitorando a situação epidemiológica, enquanto o comitê se reunirá quinzenalmente para ajustar as estratégias de combate à doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários