A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) intensificou as ações de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos durante a Campanha ‘Setembro Verde’, destacando a importância do “sim” das famílias nesse processo. De janeiro a agosto de 2024, o Estado registrou um aumento de 6,8% no número de transplantes, com destaques para transplantes de fígado (18,2%), medula óssea (19,6%) e córneas (8,9%).
Atualmente, mais de 3.600 pacientes aguardam na fila de espera por transplantes, sendo o rim o órgão mais demandado, com 1.934 pessoas na lista. A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, reforçou a importância de informar às famílias sobre a decisão de ser doador. “Transplante é a única condição em que a morte toma dimensão de vida. Você, que é doador, avise aos seus familiares”, declarou.
A Central de Transplantes do Estado também recebeu um reforço logístico com a entrega de três novos veículos, dois para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e um para o Interior, facilitando o transporte de órgãos e as operações de equipes médicas.
Se morremos, não voltamos à vida com o nosso corpo, então é justo ceder nossos órgãos para quem a inda pode viver.