PE registra queda de 0,3% nos serviços em maio, mas acumula crescimento no ano

por Carlos Britto // 14 de julho de 2024 às 14:04

Foto: reprodução

Apesar da queda de 0,3% no setor de serviços em Pernambuco em maio, o Estado mantém um crescimento acumulado de 3,5% nos primeiros cinco meses de 2024, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado acompanha a tendência nacional, que apresentou estabilidade no mesmo período.

Em contrapartida, o setor de atividades turísticas no Estado mostrou um avanço de 1,2% em maio, impulsionado por feriados que aumentaram o volume de serviços turísticos. Comparado ao ano passado, o crescimento foi de 5,2%, refletindo uma recuperação e uma maior disposição para o consumo. “A taxa de desemprego mais baixa e a estabilização da taxa Selic contribuíram para esse aumento na atividade turística”, explica Rafael Lima, economista da Fecomércio Pernambuco.

Mesmo com a leve queda em maio, os serviços em Pernambuco apresentaram um crescimento de 1,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Lima aponta que o índice reflete um movimento linear no Estado, demonstrando uma melhoria no nível de consumo das famílias. Entre os serviços mais demandados em maio deste ano, destacaram-se os Serviços de informação e comunicação (10,8%) e Serviços prestados às famílias (9,5%), incluindo setores de alojamento e alimentação. No entanto, houve uma queda nos Outros serviços (-12,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,5%).

No setor industrial, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE revelou um recuo de 3,7% na produção das indústrias pernambucanas em maio. Apesar dessa retração mensal, o acumulado do ano ainda é positivo em 3,1%. No panorama nacional, a produção industrial do Brasil diminuiu 0,9% em relação a abril, com os maiores destaques negativos registrados no Rio Grande do Sul (-26,2%) e no Espírito Santo (-10,2%). (Fonte: Diário de Pernambuco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários